5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

História

Design hoje: sobre o que se fala? Agenda Brasil 2000

Design today: what the people talk about? 2000 Brazil Agenda

Resumo

O presente artigo analisa o agendamento do tema design na mídia impressa brasileira, no ano 2000, comparando com o agendamento das associações profissionais e de ensino e pesquisa em design no mesmo período. Trabalhou-se com a hipótese do agenda-setting , organizando as listagens de matérias escritas, produzidas pelos diferentes emissores escolhidos, de acordo com as técnicas de “análise de conteúdo”.

Palavras-chave:

Design, comunicação, agenda-setting

Abstract

The present article analysis the agenda of design subject in the brazilian printed media, at the year 2000, comparing with the agenda of the professional , teaching and research design associations at the same time. It is based on agenda setting research, drawing up the writed matter list made by diferent broadcasting , using the “contents analysis”.

Keywords:

Design, communication, agenda-setting

Referências bibliográficas

  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

  • BARROS FILHO, Clóvis. Ética na comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995.

  • HOHLFELDT, Antonio.“Os estudos sobre a hipótese de agendamento”. Revista FAMECOS, n.7, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.

  • MONTEIRO, L.F. & NOJIMA, V.L.”O design como tema na mídia impressa”. In: P&D Design, 4, 2000, Novo Hamburgo. Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro : AEnd-BR, 2000, v.1, p.43-48.

  • NOELLE NEUMANN, E. “Return to the concept of powerful mass media”, Studies of broadcasting, vol.9, p-67-112, 1973. Citado por WOLF, Mauro. La investigación de la comunicación de massas. Barcelona: Paidós, p.162, 1987.

  • PINTO, José Milton. Comunicação e discurso. Introdução à análise de discursos. São Paulo:Hacker, 1999.

  • SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. Projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.

  • SHAW, E. “Agenda-setting and mass communication theory”, Gazette, vol. XXV, n.2, 1979. Citado por WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1999.

  • VAN CAMP, Freddy. “Redescobrindo o design”. Revista Design Gráfico. São Paulo: Market Press, ano 4, n.38, 2000.