5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Metodologia

A Metodologia Científica no Desenvolvimento Profissional dos Designers

Science Metodology For The Designers’s Professional Development

Resumo

Sendo a metodologia a responsável pela estruturação dos conceitos projetuais em todos os campos de inserção do Design Industrial, este artigo vem apresentar o método praticado por determinado centro de pesquisa que vem galgando resultados no que refere à formação e à inserção dos novos profissionais no competitivo mercado globalizado.

Palavras-chave:

Metodologia; Instituição de Pesquisa; “Transportation Design”

Abstract

Methodology is a crucial factor in the the structure of concepts in industrial design. This article presents the research methodology aplicated in a Brazilian R & D Center, some of the results of theDesigner´s formation and their entrance in the professional market.

Keywords:

Methodology, R & D Center, “Transportation Design”

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto, guia prático para o desenvolvimento de novos produtos . 2a ed. São Paulo: Edigar Blücher Ltda, 2000. 260p.
  • CAUDURO, Flávio V. O Processo de Design. In: Estudos em Design . Anais P&D Design 1996 – Metodologia. Rio de Janeiro, AEnD-BR, 1996, p. 13-19.
  • COUTO, Hudson de Araujo. Ergonomia aplicada ao trabalho: Manual técnico da Máquina Humana . Belo Horizonte: Ergo, 1995. Vol. I – 353p. il.; p/b; Vol. II – 383p. il.; p/b.
  • COUTO, Rita Maria de Souza, OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB: PUC-Rio, 1999.
  • DUCHAMP, Robert. La Conception de Produits Nouveaux – Tecnologies de Pointe. 60p.
  • DULL, J. e B. Weerdmeester. Ergonomia Prática Paris. Hermès, 1988. . Itiro Iida. São Paulo, S.P.: Edgard Blucher LTDA, 1995: 147p.(Ergonomic for Beginners).
  • IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção . 4ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1990/97. 465p. il.; p/b.
  • McKENNA, Regis. Competindo em tempo real: estratégias vencedoras para a era do cliente nunca satisfeito . Rio de Janeiro: Campus Ltda, 1997, p. 34-51.
  • QUARANTE, Danielle. Èléments de design industriel . 2a ed. Paris: Polytechinica, 1994. 645p.
  • VASSALLO, Cláudia. REPORTAGEM DE CAPA – O Futuro Mora Aqui. 734, ano 35, n.º4, Fev.2001. p.36.