5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Eco-Design

Jogando com a água: quais são as possibilidades?

Playing with water: what are the odds?

Resumo

O artigo aborda inicialmente a questão ecológica e sua relevância atual, e a importância da conscientização das novas gerações quanto aos problemas graves nessa área. Como meio para motivar e informar a respeito, é mencionada a proposta de um jogo educativo em elaboração por equipes do Museu da Vida da FIOCRUZ. A seguir, são informados os objetivos do jogo, e a definição de um tema unificador, a água, para nortear o seu desenvolvimento. A água é então abordada sob diversos ângulos, demonstrando a sua importância em âmbito mundial e no nosso país em particular. A seguir são apresentados alguns subsídios teóricos a respeito do jogo, ressaltando o seu potencial como elemento no processo educacional. O jogo da água é então apresentado nas suas características gerais, quanto aos elementos que o compõem, as suas etapas e a sua mecânica. Em seguida são formuladas as conclusões que fecham o artigo.

Palavras-chave:

lúdico, educativo, meio-ambiente

Abstract

This article begins talking about envronmental questions and its relevance nowadays., as well as the importance of touching the conscience of the new generations about the severe problems in this area. As a means to motivate and inform regarding the subject, it is shown the proposal for an educational game being elaborated by Museu da Vida’s teams. Next, the objetives for this game are presented, and the definition of an unifying theme, the water, to guide its development. Water is then seen through various aspects, showing its importance in our world as well as in our country in particular. It follows a theorethical discussion regarding the notion of play and its potential for the educational process. Next, the ‘water game’is presented in its general terms, in its elements, steps, and process. The conclusion of the article then follows, closing it up.

Keywords:

ludic, educational, environment

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