5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UNB — Brasília (DF)
Novembro/2002
Comunicação
A composição visual e a construção do significado no jornalismo impresso
A Construção de Significados em Sites Infantis
A excelência da imagem a serviço da informação
A Propaganda na Web: um estudo sobre a percepção e compreensibilidade das mensagens veiculadas pelos anúncios dos Banners Pop-up
Design de notícias: o caso do jornal O Dia
Fragmentos verbais em texto sincrético: destaques de um contexto museológico
Imaginário e Design: o quarto da adolescente
Mascote: a fiel companhia de uma marca
Percepção visual de embalagens de biscoito para crianças: um estudo de caso
Por um design do acontecimento: a estética da sociabilidade contemporânea e a informação
Sinalizando o masculino e o feminino, uma questão cultural?
Design Digital
A Fotogrametria Digital como recurso para o Design Industrial
Ambiente de Atualização em Design de Móveis
Análise da glosa e sua transposição para o ambiente digital
Arte digital
Desenho para o Hipertexto
Design Digital: Universo da Cultura e da Hipermídia
Design em Movimento: fundamentos e aplicação do Design Gráfico ao Vídeo Digital
Design gráfico em telejornalismo
Histórias em quadrinhos na Web
Interfaces/Programas: Kennetic World e Vozes
O Fator Cultura na Construção da World Wide Web
Opapel do design na busca da informação através da Web
Design Gráfico
A imagem como narrativa em letreiros populares
A influência da formação do designer na criação das logomarcas
Análise gráfica da homepage do Laboratório Fleury
Arte Contemporânea em jornal
As cores na identidade visual de empresas de tecnologia
As Principais Estratégias de Construção da Identidade Visual Corporativa
Cinedesign: tipografia e design gráfico no cinema - Uma introdução ao estudo do design gráfico audiovisual
Decomposição dos elementos gráficos das marcas
Design de Identidade Visual e Embalagens para Trama Rústica – Tecelagem Artesanal Mineira
Design de notícias: o discurso visual da mensagem
Design Gráfico Multimeios: proposta pedagógica com base na visão sistêmica
Gestão da Identidade Corporativa Aplicada à Criação de Ferramentas de Produção de Materiais Multimídia: Um Modelo Teórico
Ilustração de Livros e Publicações para a Editora da Universidade Estadual de Londrina - UEL
Jovens Designers Vão à Luta
Música e design gráfico: algumas considerações
O Alfabeto e a Alfabetização
O Desenvolvimento de uma Metodologia para a Integração de Elementos de Planejamento, Ergonomia e Composição Gráfica em Projetos de Sinalização
O design gráfico de homepages de laboratórios de medicina diagnóstica
O Objeto Livro
O redesign da marca no processo de brand equity
Os retratos nas capas de disco – o caso Roberto e Bethânia
O uso das formas na identidade visual de empresas de tecnologia
Sistema de Sinalização para o Complexo Esportivo Luigi Borguese – Zerão , Londrina ,PR
Tipografia pós-moderna
Uma Estética Bossa Nova
Design Informacional
"Aviso aos passageiros": o pictograma na comunicação de advertência em elevadores
Aspectos significativos do design de interfaces em sites comerciais de hotelaria e turismo
Design da informação em instruções visuais: um estudo da apresentação gráfica de seqüências pictóricas de procedimentos sobre o uso do colete salva-vidas
Percepção e cognição: alguns aspectos envolvidos no projeto de sinais gráficos
Design Interiores
Design Multimeios
Aplicação de jogos em multimídia no desenvolvimento de crianças surdas
Design de Multimídia - Uma questão de múltiplas conversas
Menu Principal – Uma análise da navegação em DVD
Projetos encapsulados e o desenvolvimento de soluções web
Software Multimídia para Desenvolvimento Musical de Crianças: A Turma do Batutinha Brincando com Música
Design Produto
A cor e sua importância para o desenho industrial
A moda translúcida do iMac
Aparelho sanitário para micção e dejeções humanas
A utilização de madeiras certificadas como fator de diferenciação do design na indústria moveleira de Petrópolis
A utilização do MEF - método dos elementos finitos em projetos de produto
Cadeira deslizante para subir e descer escadarias
Construindo cidadãos: reflexões teóricas e construção de equipamentos para pessoas com necessidades especiais
Criatividade Planejada: qualificando novos produtos e profissionais de projeto
Design de superfície: uma experiência tridimensional
Design participativo: o caso do posto de vendas em loja de departamentos
Embalagem
Embalagem como Elemento de Competitividade para Produtos Eletroeletrônicos do Pólo Industrial de Manaus – Um Estudo de Caso
Espaço Físico e o Mobiliário na Educação Infanti
Mesa de Centro Multi-funcional
Mobiliário para guarda e consulta de revistas e jornais para estilistas
O desenvolvimento de um automóvel na ótica de um fornecedor de componentes: novas oportunidades para o design
O design de jóias entre a tradição da permanência e a invenção da obsolescência
O designer de embalagem e a questão da sustentabilidade ambiental
O Resgate Cultural dos Índios “Kaingáng” Refletido em Peças de Joalheria
Praticidade e Facilidade no Uso de Fita Adesiva
Produtos Virtuais: artesanais ou industriais?
Projeto Vita - Design e Ginecologia
Qualidade dos Armários para Escritório
Recomendações para projeto de brinquedos de recreação existentes em Playgrounds adaptados à criança com paralisia cerebral
Sistema de transporte residencial de materiais de limpeza para faxineiras e arrumadeiras
Sistema de Sinalização para áreas de lazer em Presidente Figueiredo, Amazonas
Tratamento da Forma e Estudo de Cores Para Uma Máquina Ferramenta Fresadora CNC.
Uma exploração sobre o uso do design dentro das empresas de Jóias do Rio de Janeiro
Design Têxtil
Confecção de trajes e mão – de - obra, no Rio de Janeiro, nos primeiros cinqüenta anos do século XX
Estudo do Relacionamento entre as Preferências de Consumo e o Design das Roupas a partir do Banco de Dados RMR-1999
Levantamento preliminar da produção acadêmica sobre moda nas principais instituições da cidade do Rio de Janeiro, de 1990 a 2001
Moulage – Ferramenta para o Design do Vestuário
Produto de Moda: Conceitos e Definições
O Papel do Vestuário na Interação Homem-Ambiente
Design Urbano
Azulejo Integrando Arte e Arquitetura
Design e Projeto Urbano: mobiliário urbano para o comércio ambulante
Estudo e Desenvolvimento de Cabine Telefônica Para o Meio Urbano do Recif
Identificação dos marcos referenciais no bairro da Barra da Tijuca pelos usuários da região
Eco-Design
A Indústria Automobilística Projetando para a Reciclagem
A Natureza e sua Interface com o Design
Coleção Dinergia: uma experiência de ecodesign
Complexidade informacional nos processos de exploração, preservação, uso e valorização das diversas espécies de madeiras da Amazônia
Contribuição do design em comunidades artesanais
Crustáceos Urbanos
Demanda de Informações Sobre Ecodesign por Projetistas de Produto
Desenvolvimento integrado de mobiliário urbano com materiais reciclados – Parte II Processamento e protótipos
Design e aspectos ambientais
Design orientado ao ambiente: uma questão de prioridade
Design para sociedade de consumo
Design Para X: Design para Desmontagem e Design para Reciclagem: Conceitos, Diretrizes e Aplicações no Projeto do Produto
Design pré-reciclagem e pós-reciclagem: contribuição à discussão do problema do lixo urbano de embalagem, levando em conta a complexidade sistêmica da coleta e triagem
Desperdício e ineficiência
Eco-design
Eco-design e Seleção de Materiais como Ferramenta para o Transportation Design – Estudos de Processos
Eco-Design: Inquietações e Reflexões a Respeito de um Tema
Eco Design na Seleção de Materiais no Setor Automotivo
Eco-Design: uma questão de especificação do produto ou uma mudança de conceito?
Eco-eficiência
Estratégias e procedimentos para redução de impactos ambientais através do Design
Implementação do Ecodesign na Incubadora Tecnológica de Design (CIENTEC/NdSM)
Jogando com a água: quais são as possibilidades?
O Designer e a Responsabilidade sobre os Produtos no Meio Ambiente – Revisão Teórica
O Green Map do Rio de Janeiro
O PET e o Eco-Design
O projeto do nosso lixo de todo dia
Paina - fibra natural têxtil como opção no vestuário
Pesquisa aplicada de reciclagem de garrafas PET para manufatura de produtos
Preocupação ambiental: Um paralelo entre as artes e o design contemporâneos
Reflexões sobre um redirecionamento do setor moveleiro e as tendências do ecodesign no início do novo século
A história dos cursos de design de moda no Brasil
Ensino e Pesquisa
Ações no Campo da Arquitetura voltadas para o Desenho Universal – A acessibilidade física em edifícios escolares
A evolução do Design no curso de Estilismo e Moda, que juntamente com outros cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará, contriui para a implementação do Núcleo de Design da UFC
As “plásticas”: a primeira experiência metodológica em projeto de produto
CIDADE® marca registrada. O método brand
Contribuição da pesquisa em Ergonomia para o design de produtos, informação, interfaces da interação homem-computador e espaços arquiteturais
Curso de Desenho Industrial da UFPB: 25 anos
Descobrindo o Design no Ensino Médio– Aprender Fazendo
Desenho Industrial e educação a distância
Desenho Industrial e inovação tecnológica
Desenho Industrial e mudança de paradigmas
Desenvolvimento de uma Interface Amigável via Internet: Materiais e Processos de Fabricação para o Design de Produto
Educação on-line: uma análise de cursos de Design Gráfico suportados pela internet
Ensinando a projetar sob a égide do ecodesign: primeiros resultados com estudantes de um curso de desenho industrial
Experiências Pedagógicas no Curso de Design Industrial da Univali
Implementación de Sistemas Multimedia Interactivos en la Educación
LabCria, um laboratório de Criatividade
Notas críticas sobre aspectos do ensino de Desenho Industrial na formação do arquiteto– 40 anos de experiência na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
O Desenho do Projeto no Mundo Virtual: Ideal ou Real?
O Design no Ensino Fundamental
O ensino do Design Industrial e a Ergonomia
O Projeto Arquitetônico e a Segurança Física no Espaço Construído
Os pequenos objetos de madeira: uma experiência pedagógica
Pós-Graduação de Designers Brasileiros
Projeto de Pesquisa na graduação – abordagem didático/pedagógica
Reflexões sobre o Ensino de Design
Teledesign
Um modelo de apoio ao ensino e pesquisa em Design
Utilização de um ambiente de aprendizagem em rede de computadores como fator de integração entre disciplinas tradicionais do curso de Desenho Industrial e o ensino de Computação Gráfica
Ergonomia Ambiental
Espaços Habitáveis Restritos – Um Estudo para concepções em Design
Lotes triangulares ergonomizados: proposta de organização ambiental em assentamento de casas populares
Ergonomia HCI
Avaliação da qualidade ergonômica da interface gráfica do solidworks
Concepção e avaliação de interfaces – uma proposta metodológica
Criação de um Arquivo Bibliográfico - Um estudo de caso
Desenvolvimento de interfaces com base na acessibilidade
Desenvolvimento ergonômico e testes de teclado e mouse acoplados para profissionais da área de Tecnologia da Informação
Design Macroergonômico de Software na Web
Design e Usabilidade: A Internet como apoio para disponibilizar material didático via rede
Empregabilidade Ergonômica das cores na construção de Websites
O Design e a Aplicação de um Software Educacional para Avaliação Cognitiva – Um Estudo de Caso
Usabilidade de hiperlinks de navegação de web sites: Avaliação ergonômica das interfaces com o usuário da Internet
Projetos de Usabilidade de Softwares Dedicados, Observações sobre a Sociedade Informatizada e Algumas Contribuições para Usuários
Ergonomia Informacional
Relações entre a pesquisa e a informática
Sinalização Visual: Elementos que podem contribuir para o projeto. O caso da Justiça Federal em Florianópolis
Aprender a sinalizar com segurança
Comparação entre resultados de testes de avaliação de compreensibilidade de símbolos gráficos
Discutindo as questões do design de painéis de mensagens variáveis
Otimização dos Sistemas de Informação em Terminais do Trem Metropolitano de Belo Horizonte
Projeto da Interface Digital de um Controlador para Estufa de Fumo
Ergonomia Produto
Análise de mobiliário para o posto de trabalho do aluno
Análise de Valor Aplicada no Projeto de Mobiliário Urbano: Estudo do Caso de Cabines Telefônicas
Análise e Reformulação da Chave de Fenda
Análise e Reformulação do martelo standard
Análise Ergonômica do Mobiliário Popular para Terminais com Microcomputadores
Aplicação de Modelos Humanos em Escala no Projeto Ergonômico de Uma Fresadora CNC: Um Estudo de Caso
Apreciação ergonômica da extração da amêndoa do babaçu no município de Codó-MA
Aspectos Ergonômicos que envolvem o Manejo dos Produtos – Uma Revisão Teórica
Avaliação da preferência de cadeiras de escritório
Avaliação do conforto do ônibus urbano no Distrito Federal
Avaliação dos aspectos ergonômicos e usabilidade de escovas dentais através dos métodos: Questionário, Checklist e Heurística
Avaliação Ergonômica de um Posto de Trabalho para Computador
Características desejadas para o calçado de proteção na percepção de funcionários de serviço de governança e higienização de hospital
Checkout de Hipermercados: equipamento de vendas
Concepção de um carrinho ergonômico multifuncional para melhorar o desenvolvimento e qualidade de vida da criança com paralisia cerebral
Considerações Ergonômicas para o posto de trabalho do relojoeiro
Desenvolvimento Ergonômico de Chaleiras
Design Automotivo e Ergonomia Veicular Aplicada a um Veículo de Competição Hiper Econômico
Design de espelho retrovisor de ônibus rodoviário
Design ergonômico do posto de trabalho de ourives
Ergonomia e Usabilidade parâmetros fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos usuários
Estudo do posto de trabalho do operador de elevador de obra diante de inovações tecnológicas, ergonômicas e normativas
Geração de Parâmetros para o Design de Poltronas de Ônibus Rodoviários
Geração de Parâmetros para o Design de Sanitários de Ônibus Rodoviários
Investigação do conforto percebido em cadeiras-altas com relação a três diferentes materiais
Identificação de construtos que afetam a avaliação de assentos de trabalho
Mobiliário de apoio à Internação Domiciliar
Sistema de transporte individual para venda de bebidas em lata em estádios de futebol
Sistema de transporte residencial de materiais de limpeza para faxineiras e arrumadeiras
Usabilidade e segurança nos produtos de consumo: um diferencial na qualidade do design
Ergonomia Sistema
A Ergonomia de Conscientização e a inserção da Ergonomia nas organizações
Aplicação dos métodos e Técnicas da Ergonomia na Avaliação de Sistemas Homem-Tarefa Máquina – Um estudo de caso
Design Empresarial: a abordagem ergonômica nos fatores de intervenção tecnológica
Problemas Ergonômicos no Cockpit do Avião Aeroboero AB-115
Fundamentos
A embalagem: sua história, seu valor e seu design
As mudanças nos anos 1990: impressões de viagem
Design, apesar de tudo!
Embalagens Alimentícias Fabricadas em Folha-de-Flandres - Uma Revisão Teórica
Homens que redesenham homens
O desenho da cultura material gaúcha: móveis residenciais da região de Ijuí. 1890-1950
O Design Contemporâneo e seu Universo Simbólico
O design do museu na sociedade da informação
O jornal diário como objeto de design
O papel dos artefatos nas dinâmicas das relações domésticas: levantando elementos para uma pesquisa interdisciplinar
O redesenho da cadeira colonial italiana
Por uma contribuição na busca da identidade do design brasileiro
Por uma teoria do desenho projetual
Gestão
A contribuição do Design ao Urbanismo: o exemplo do Rio-Cidade
A importância do design como agregador de valor, contraposta à inobservância de seu agente
A Qualidade Na Imagem Como Valor Percebido
Arelevância do ensino da Propriedade Intelectual nos cursos de Design
Considerações sobre o conceito de Desenho Industrial
Cultura material brasileira e cultura organizacional: um experimento de estudo para a Gestão em Design
Desenho Industrial, liberalismo e autonomia profissional
Design e globalização: o design de embalagem para alimentos no contexto da globalização
Estratégia e Design nas Organizações
Estrutura Organizacional para Empresas Inovadoras Propícias ao Desenvolvimento de Design
Gestão do design nas organizações: proposta de um modelo de implementação
Gestão da Informação em Design
Gestão do Design x Designers - entre a teoria e a prática
Gestão e Experimentação Projetual: uma alternativa para o ensino de projeto
Gestão em Design – uma estratégia de competitividade
Inovação tecnológica e Design: O papel do design em institutos de tecnologia aplicada
Marketing e Design: Ferramentas de Integração Organizacional nas Empresas
Na contramão do método (ou, quando a incerteza passa a ser a certeza, os métodos de design andam na contramão)
O design, como elemento integrador e diferenciador nos produtos e empresas
O Design como instrumento estratégico de promoção de competitividade industrial
O Design Estratégico em uma Indústria de Calçados – Um Estudo de Caso
O design realizado por fabricantes de artefatos de couro em Walsall, Inglaterra
História
Décio Pignatari: Contribuições ao Desenho Industrial Brasileiro
O Pavilhão do Brasil na Exposição do Mundo Português: uma expressão de brasilidade
Design hoje: sobre o que se fala? Agenda Brasil 2000
História da Embalagem: Uma Brevíssima Resenha do Século XX
Origens do Moderno Design Gráfico na Bahia
Um precursor do moderno design brasileiro: Eliseu Visconti
A contextualização das áreas de influência do Design Brasileiro
Eletrônica e Forma
Em busca de uma história do produto brasileiro
Impressão de nacionalidade em rótulos oitocentistas: uma abordagem do design gráfico pela evidência material
Materiais produto
As propriedades dos materiais e o conforto percebido em produtos
Linha Redonda – um exemplo de uso racional da madeira
Pequenos Objetos de Madeira- POM: Alguns Parâmetros Tecnológicos para Projeto
Relação das Propriedades de Condutividade Térmica e Dureza com a Percepção Tátil de alguns Materiais utilizados em Projeto de Produto
Apresentação e Discussão de Alguns Aspectos Importantes na Seleção dos Principais Tipos de Aços Inoxidáveis Utilizados em Design de Produtos Industriais
Reflexões sobre técnicas e materiais para agilizar a representação de design de produto: Concepção x Exequibilidade
O pó de serragem como matéria-prima alternativa para a fabricação de componentes do sistema DHAP
Estratégias de Inovação Tecnológicas e Considerações Projetuais na Indústria de Transformação de Polímeros
Metodologia
A crise ecológica e a crise do design
A Diversidade no Design
A interatividade entre os aspectos Bidimensionais e Tridimensionais no Processo do Design
A Metodologia Científica no Desenvolvimento Profissional dos Designers
Aplicação do Processo de Geração e Restrição de Variedade no Projeto Conceitual de uma Fresadora de Médio Porte
Criação de mobiliário a partir do seccionamento e intersecção de sólidos: proposta metodológica para a Geometria Descritiva no curso de Desenho Industrial
Crítica Genética: uma contribuição para o estudo da criatividade em design
Desenvolvimento de projeto integrado: Uma experiência na Universidade do Estado da Bahia no Curso de Especialização em Design de Produto – PÓSDESIGN
Evolução do processo metodológico
Linguagem e Design: A Argumentação como Estratégia do Projeto Participativo
O desenvolvimento de produtos em uma pequena Indústria Autogestionária - A análise de produtos e o resultado das recomendações
Os atributos dos usuários de terminais bancários automatizados
O uso da criatividade no desenvolvimento de projetos: um estudo em agências de propaganda e escritórios de design de Londrina
Proposta de uma Metodologia para o Desenvolvimento de Produtos Baseados no Estudo da Biônica
Miscelânea
Atuação do designer no setor industrial de revestimentos cerâmicos
DESIGN E POM: uma atividade acadêmica e de pesquisa atendendo o mercado de exportação
Trabalho Infantil em Vias Públicas e a Contribuição do Design Social
Semiótica
10cubes: estratégias de design aplicadas à construção de um diagrama tridimensional e interativo para as 10 classes de signos de C. S. Peirce
3N3: estratégias de design aplicadas à construção de um diagrama dinâmico para qualquer classificação de signos baseada no modelo de signo de C. S. Peirce
A contribuição dos símbolos na comunicação entre produtos e usuários
Análise Semiótica do quadro "Las Meninas" a partir de viagem em mundo virtual
As fronteiras entre o Design e a Arte
Design tipográfico e subjetividade
Dimensão Simbólica e Identidade: na perspectiva dos objetos
Embalagem: A Imagem Visual de um Produto
O Conselheiro, a Mulher e o Brigão: estereótipos visuais no RPG
O design de produto para a terceira idade
O espectro simbólico
Os efeitos do sentido da abertura do Jornal Nacional: uma análise semiótica colaborativa
Significação, Consumo
Um Estudo de Elementos Formais na Comunicação de Produtos
Vanguarda + Tecnologia = David Carson
5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UNB — Brasília (DF)
Novembro/2002
Eco-Design
Jogando com a água: quais são as possibilidades?
Playing with water: what are the odds?
Resumo
O artigo aborda inicialmente a questão ecológica e sua relevância atual, e a importância da conscientização das novas gerações quanto aos problemas graves nessa área. Como meio para motivar e informar a respeito, é mencionada a proposta de um jogo educativo em elaboração por equipes do Museu da Vida da FIOCRUZ. A seguir, são informados os objetivos do jogo, e a definição de um tema unificador, a água, para nortear o seu desenvolvimento. A água é então abordada sob diversos ângulos, demonstrando a sua importância em âmbito mundial e no nosso país em particular. A seguir são apresentados alguns subsídios teóricos a respeito do jogo, ressaltando o seu potencial como elemento no processo educacional. O jogo da água é então apresentado nas suas características gerais, quanto aos elementos que o compõem, as suas etapas e a sua mecânica. Em seguida são formuladas as conclusões que fecham o artigo.
lúdico, educativo, meio-ambiente
Abstract
This article begins talking about envronmental questions and its relevance nowadays., as well as the importance of touching the conscience of the new generations about the severe problems in this area. As a means to motivate and inform regarding the subject, it is shown the proposal for an educational game being elaborated by Museu da Vida’s teams. Next, the objetives for this game are presented, and the definition of an unifying theme, the water, to guide its development. Water is then seen through various aspects, showing its importance in our world as well as in our country in particular. It follows a theorethical discussion regarding the notion of play and its potential for the educational process. Next, the ‘water game’is presented in its general terms, in its elements, steps, and process. The conclusion of the article then follows, closing it up.
ludic, educational, environment
Referências bibliográficas
- BAINES, John. Preserve os oceanos. São Paulo: Scipione, 1992. (Preserve o Mundo).
- BRENELLI, Rosely P. O jogo como espaço para pensar. A construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas, SP: Papirus Ed., 2a Ed. 1996.
- BRANCO, Samuel Murgel. A aventura de uma gota d'água. São Paulo: Moderna, s.d. .
- BROUGERE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo, Cortez ed., 1995.
- BROWER, Kenneth. Segredos do mar. São Paulo: Klick/National Geographic Society, 1992.
- CAVINATO, Vilma Maria. Saneamento Básico. São Paulo: Moderna, 2a.ed, 1992.
- CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo, Summus, 1987.
- HARA, Massao. A Água e os seres vivos. São Paulo: Scipione, 1990.
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva, 4a ed., 2000.
- KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo, Pioneira, 1994.
- MAGOSSI, Luis Roberto & BONACELLA, Paulo Henrique. Poluição das águas. 3a.ed. São Paulo: Moderna, 1991.
- VASCONCELOS, José Luiz. & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Programas de saúde. 18a.ed. São Paulo: Ática, 1991