5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Digital

Arte digital

Digital art

Resumo

Arte digital é aquele produzido por meio de programas informáticos. A hipertextualidade, o conceito de obra coletiva ou interatividade, a debilitação do conceito de autoria, o constructivismo radical, o apropiacionismo e as poéticas da passagem são algumas das suas características.

Palavras-chave:

arte digital, hipertexto, pós-modernismo

Abstract

Digital art is art produced by informatics programs. Hypertextuality, interactivity, weakness of authorship, radical constructivism, appropiationism and passage poetics are some of his characteristics.

Keywords:

digital art, hypertext, postmodernism

Referências bibliográficas

  • LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
  • LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
  • CREMADES, Javier. Cultura e Internet. Revista Claves de Razón Práctica, Madrid, n. 102, p. 34 - 50, marzo 2000.
  • KERCKHOVE, Derrick de. La piel de la cultura. Barcelona: Gedisa, 1999.
  • KERCKHOVE, Derrick de. Inteligencias en conexión. Barcelona: Gedisa, 1999.
  • MANOVICH, Lev. La estética de los mundos virtuales. Revista El Paseante, Madrid, n. 27-28, p. 92 – 99, junio 1999.
  • MACHADO, Arlindo. Tendencias recientes en Media Art. Arte en la era electrónica. Op. Coletiva, Barcelona, Centre de Cultura Contemporánia, 1997.
  • DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI. São Paulo: UNESP. Op. Coletiva, 1997.
  • DERY, Mark. Velocidad de escape. Madrid: Siruela, 1998.
  • CASTELLS, Manuel. La Era de la Información. Madrid: Alianza editorial, 1997.