5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Gráfico

As cores na identidade visual de empresas de tecnologia

The colors in visual identity of technology companies

Resumo

Acor é umelemento importante na identidade corporativa de uma empresa, especialmente no projeto de sistemas de identidade visual. Este artigo faz uma revisão bibliográfica da estrutura e simbolismo das cores e analisa a representação gráfica da marca de 34 empresas de tecnologia localizadas no polo tecnológico da cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

Palavras-chave:

cor, identidade, visual

Abstract

The color is an important element of the corporate identity, specially in visual identity design. This paper shows some concepts of structure and symbolism of colors and analyses the graphic representation of 34 technology companies placed in Florianópolis, Santa Catarina.

Keywords:

color, identity, visual

Referências bibliográficas

  • AZEVEDO, Wilton. Os signos do design. São Paulo: Editora Global, 2ª edição, 1996. 144 p.
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2ª edição, 1997. 236 p.
  • GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Editora Escrituras, 2000. 127 p.
  • GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação  a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Editora Annablume, 2000. 160 p.
  • HOUAISS, Antônio. Pequeno Dicionário Enciclopédico Koogan Larousse. Rio de Janeiro: Editora Larousse do Brasil, 1980. 1644 p.
  • KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996. 221 p.
  • MARTINS, José Roberto. Branding. São Paulo: Negócio Editora, 2000. 348 p.
  • OSTROWER,Faiga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 10ª edição, 1996. 358 p.
  • PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Editora L. Christiano, 1980.
  • PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2000. 98 p.
  • PERAZZO, Luís Fernando, RACY, Ana Beatriz Fares e ALVAREZ, Denise. Elementos da cor.Riode Janeiro: Editora Senac Nacional, 1999.
  • SCHMITT, Bernd e SIMONSON, Alex. A estética do marketing. São Paulo: Editora Nobel, 2000. 340 p.