5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Ergonomia Produto

Análise de mobiliário para o posto de trabalho do aluno

Furniture analysis of the student’s workstation

Resumo

A necessidade de mobiliário adequado às atividades de ensino para um laboratório de desenho conduziu a pesquisa a um levantamento das opções existente no mercado visando avaliar as possibilidades de utilização desses móveis no projeto da sala de aula e a necessidade de adaptações ou de se projetar móveis especiais.

Palavras-chave:

posto de trabalho, ergonomia, sala de aula

Abstract

The present research is motivated by demand upon furniture that are suitable to the teaching of Technical Drawing and CAD. A survey on options available is carried out aiming to evaluate the possibilities of adopting and integrating them in the design of a modern CAI classroom, and to identify the improvements that may be required .

Keywords:

workstation, ergomonics, classroom

Referências bibliográficas

  • BRANDIMILLER, P.A. O Corpo no trabalho: guia de conforto e saúde para quem trabalha em microcomputadores. São Paulo: Editora SENAC, 1999.
  • CHENG, L.Y.; GIUNTA, M.A.B. Integral Nebulosa aplicada à análise do Posto de Trabalho do Aluno em Laboratório de Ensino de Desenho. In: VI ENCONTRO NACIONAL, 6.; ENCONTRO LATINO AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., São Pedro, 2001. 1 CD-ROM.
  • CRANZ, G. Computer Workstations of the Future. PROCEEDINGS OF THE IEA 2000/ HFES 2000 CONGRESS. San Diego, California – USA, 2000.
  • DONATO NETO, F. J. Desenho Industrial – O desenvolvimento do projeto de móveis escolares. Engenharia, n.324, p.22-4, s/d.
  • DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. Trad. Itiro Iida. São Paulo: Editora Edgard Blüncher Ltda, 1995.
  • GIUNTA, M. A. B.; CHENG, L.Y. O que fizeram com nossas velhas e inadequadas salas de pranchetas... In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15.;
  • CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO, 4., São Paulo, 2001. p.985-94. 1 CD-ROM.
  • GRANDJEAN, E. Design of VDT workstation in Salvend. New York: Wiley & Sons, 1987. p.1359-97: G. Handbook of Human Factors.----. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Trad. João Pedro Stein. Porto Alegre: Artes Médicas, 4a ed, 1998.
  • HIRA, D.S. An Ergonomic Appraisal of educational Desks. Ergonomics, v.23, n.3, p. 213-21, 1980.
  • IIDA, I. Ergonomia, Projeto e Produto. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1990.
  • NUNES, F.P. et al. Mobiliário Escolar: uma proposta de redimensionamento.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 4., Rio de Janeiro, 1992. Anais. p.149-52.
  • PAGE, A. et al. Guia de recomendaciones para el diseño de mobiliário ergonômico. Valencia: Instituto de Biomecânica de Valencia, 1992.
  • PASCHOARELLI, L. C.; SILVA, J.C.P. da. Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DESIGN, 2., Belo Horizonte, 1996. Anais. P&D 1996 – Ergonomia. p.33-43.
  • SCHIANCHI, F. Il Banco di Scuola. Ottagono, n.116, p.50-3, 1995.
  • SERRANO, R. C. Ergonomia. Ergonomia e Design, 1991.
  • SOARES, M. M. Critérios e recomendações para o projeto de cadeiras na sala de aula. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 4., Rio de Janeiro, 1992. Anais. p.100-7.