5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Gestão

Estratégia e Design nas Organizações

Strategy and Design at the Organizations

Resumo

As perspectivas do design e suas relações com o planejamento estratégico, no contexto da gestão de organizações que mudam e se desenvolvem a partir da inovação.

Palavras-chave:

Estratégia, Design, Organizações.

Abstract

Design perspectives and its relations with strategic planning, in the management context of organizations that change and develop from innovation.

Keywords:

Strategy, Design, Organizations

Referências bibliográficas

  • ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1998. 1014p.
  • ANSOFF, Igor. Corporate Strategy. New York, McGraw-Hill, 1965. 241p.
  • BONSIEPE, Gui. Design: do Material ao Digital. Florianópolis, FIESC/IEL, 1997. 192 p.
  • BRASIL, Luiz e RITTO, Antonio Carlos de Azevedo. Design e Gestão de Organizações. Anais do P&D Design 2000, FEEVALE, RS, V.2, outubro 2000. pp.819-826.
  • CHANDLER, Alfred. Ensaios para uma Teoria Histórica da Grande Empresa. Rio de Janeiro, Editora FGV, 1998. 342p.
  • CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow. New York, Harper Collins, 1990. 303p.
  • DE GEUS, Arie. The Living Company. Boston, Harvard Business Press, 1997. 215p.
  • DOSI, Giovanni, GIANNETTI, Renato e TONINELLI, Pier Angelo. Technology and Enterprise in a Historical Perspective. UK, Oxford University Press, 1992. 349p.
  • DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo, Cultura Editores Associados, 1999. 312p.
  • DRUCKER, Peter. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo, Pioneira, 1994. 378p.
  • HALLORAN, James. Porque os Empreendedores Falham. São Paulo, Makron Books, 1994. 218p.
  • HAMEL, Gary e PRAHALAD, K.C..Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1995. 377p.
  • KELLY, Kevin. Out of Control. New York, Addisson Wesley, 1995. 521p.
  • KELLY, Kevin. New Rules for a New Economy. New York, Viking, 1998. 179p.
  • KLEINER, Art. The Age of Heretics. New York, Doubleday, 1996. 414p.
  • MARZANO, Stefano. Vision of the Future. Seminário Philips Design, Rio de Janeiro, FIRJAN, 02.07.1998.
  • MINTZBERG, Henry e QUINN, James Brian.O Processo da Estratégia. Porto Alegre, Bookman, 2001. 404p.
  • MORIN, Edgar. A Cabeça Bem Feita. São Paulo, Editora Bertrand Brasil, 2000. 183p.
  • NOLAN, Richard e CROSON, David. Destruição Criativa. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1996. 314p.
  • PAULRÉ, Bernard. Épistemologie de la Stratégie en Économie, Paris, Publications de la Sorbonne, 1998. 250p.
  • PETERS, Tom. The Design Challenge. In Design Management Journal, Boston, Numero 1,V.1, outubro 1989, Reprint #8911PET08. 19p.
  • PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1986. 362p.
  • RIFKIN, Jeremy. A Era do Acesso. São Paulo, Makron Books, 2000. 264p.
  • RITTO, Antonio Carlos de Azevedo e BRASIL, Luiz. O Design e as Organizações em um Ambiente de Novos Paradigmas. Anais do P&D Design 1998, PUC, RJ, V.2, 1998. pp.701-710.
  • STONER, James e FREEMAN, Edward. Administração. São.Paulo, Prentice Hall do Brasil, 1995. 533p.
  • TOSTES, Marcelo Mallat. Estudos de Futuro em Planejamento: abordagens e técnicas. Rio de Janeiro, Tese de Mestrado, COPPE-UFRJ, 1991. 205p