5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

História

História da Embalagem: Uma Brevíssima Resenha do Século XX

History of the Packing: One Soon Summary of Century XX

Resumo

A história moderna do design de embalagem começa no início do século XX, como um reflexo da industrialização acelerada que ocorre na Europa ocidental e nos EstadosUnidos.Com a Primeira Guerra Mundial, até a década de 30, a art nouveau e a art déco dominaram o cenário, bem como novos materiais começavam a ser introduzidos nas linhas de produção. Nos anos 40 e 50, com os efeitos da Segunda Guerra Mundial, a embalagem torna-se cada vez mais funcional, e a chegada dos auto-serviços favoreceram a competitividade entre embalagens no final dos anos 50. Os anos 60 são marcados pela ruptura de padrões de consumo e mudanças nos hábitos e estilos de vida da sociedade. Percebe-se o poder e a força da embalagem na vida dos consumidores. O design de embalagens chegou a uma encruzilhada nos anos 70, pois uma incrível variedade de estilos influenciava a época e a sociedade. A série de estilos que influenciou a década de 70 culminou com as embalagens minimalistas, as quais demonstram as mudanças e transformações vividas pela sociedade durante esses anos. Os anos 80 tornam a embalegem um veículo cada vez mais poderoso no cenário do consumo. A idéia é, através da embalagem, transmitir qualidade e valor ao produto. Os anos 90 estréiam com uma variedade excessiva de produtos similares disponíveis no mercado, o que levou a embalagem a extremos a fim de atrair a atenção dos consummidores.

Palavras-chave:

Embalagem, processos históricos, evolução do design de embalagem

Abstract

The modern history of design of packing starts in the beginning of century XX, as a consequence of the sped up industrialization that occurs in the occidental Europe and the United States.With the First World War, until the decade of 30, art nouveau and art déco had dominated the scene, as well as new materials started to be introduced in the production strings. In years 40 and 50, with the effect of the Second World War I, the packing becomes each more functional time, and the inbound of the auto-jobs had favored the competitiveness between packings in the end of years 50. Years 60 are marked by the ruptureof standards of consumption and changes in the habits and styles of life of the society. One perceives the power and the force of the packing in the life of the consumers. Design of packings arrived at crossroads in years 70, therefore a incrível variety of styles influenced the time and the society. The series of styles that influenced the decade of 70 culminated with the minimalistas packings, which demonstrate to the changes and hashings lived for the society during these years. Years 80 become it embalegem a vehicle each more powerful time in the scene of the consumption. The idea is, through the packing, to transmit quality and value to the product. Years 90 started with an extreme variety of available similar products in the market, what it took the packing the extremities in order to attract the attention of the consumers.

Keywords:

Packing, historical processes, evolution of packing design.

Referências bibliográficas

  • MESTRINI, Fábio. Design de Embalagem – Curso Básico. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • BAUHAUS. Colección Communicación, 12. Madrid: Alberto Corazón ed, 1971.
  • CHESKIN, Luis. Por que se compra: A pesquisa motivacional e sua aplicação. São Paulo: Pioneira, 1964.
  • MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martin Fontes, 1997.
  • TAMBINI, Michael. O design do século. São Paulo: Ática, 1999.
  • AZEVEDO, Wilton. Os Signos do Design. São Paulo: Global, 2º ed; 1996.
  • DENIS, R. C. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard
  • Revista About – diversos números
  • Revista EMBALAGEMMARCA – diversos números