5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Ensino e Pesquisa

Um modelo de apoio ao ensino e pesquisa em Design

A support model for learning and researching on Design

Resumo

A Educação Tecnológica passa por transformações para adequar-se aos novos paradigmas da sociedade. Para superar esse desafio o Brasil terá que inovar e superar a escassez de investimentos em pesquisa. A criação de Bases de Pesquisas na Universidade e apoio integrado para a pesquisa reunindo Design, Arquitetura e Engenharia, podem permitir uma nova visão de P&D. conferindo identidade, agregando valor e criando um diferencial para os produtos nacionais, ampliando sua competitividade e possibilitando sua inserção no mercado internacional.

Palavras-chave:

Educação Tecnológica, Design, pesquisa integrada

Abstract

Technological Education is changing to it adequacy to the new society paradigms. Taking advantage on that challenge, Brazil must innovate and overcome the lack of technological research investments. Thus, the creation of Researching Basis on Design and the promotion of an integrated approach to the research between Design, Architecture and Engineering, can offer new possibilities to understand R&D, offering an identity, lodging value and creating a differential to Brazilian products, that favors competitiveness to its insertion in the international market

Keywords:

Technological Education, Design, integrated research

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, Gui. A Tecnologia da Tecnologia. Edgard Blücher, São Paulo, 1983. 196 p.
  • LACERDA, Antônio Corrêa de. O Impacto da Globalização na Economia Brasileira. Editora Contexto, São Paulo, 1999. 155 p.
  • MANZINI, Ezio. La materia de la invención. Ediciones CEAC, Barcelona (Espanha), 1996. 254 p.
  • MARCOVITCH, Jacques et al. Administração em Ciência e Tecnologia. Editora Edgard Blücher/ UNESCO/ FINEP, São Paulo, 1983. 503 p.
  • MEDEIROS, José Adelino et al. Pólos, Parques e Incubadoras: a busca da modernização e competitividade. CNPq/IBICT/Senai, Brasília, 1992. 310 p.
  • MOLES, Abraham. Rumos de uma cultura tecnológica. Perspectiva, série Debates, São Paulo, 1973. 259 p.
  • NICOLESCU, Bassarab. La Transdisciplinarité – Manifeste. Éditions du Rocher, Paris (França), 1998. Tradução Ed. Triom, São Paulo – SP, 1999. 186 p.
  • QUARANTE, Danielle. Diseño Industrial (2 vol.). Ediciones CEAC, Barcelona (Espanha), 1996. 512 p.
  • RATTNER, Henrique. Estudos do Futuro: introdução à antecipação tecnológica e social. Editora FGV, Rio de Janeiro, 1979. 206 p.
  • REICH, R. B. O trabalho das Nações. Educator, São Paulo, 1994. 234 p.
  • ROSSI, Paolo. Os Filósofos e as Máquinas. Companhia das Letras, São Paulo, 1989. 183 p.
  • ROCHA, Ari Antonio e FREIRE, Benedito Tadeu de Vasconcellos. Política de Ciência e Tecnologia na Universidade. FEA/USP, São Paulo, 1985. p. 487 a 523.
  • ROCHA, Ari Antonio e SOUZA, Dayse da Mata. Science and Technology Parks and the University. In Anais IASP, Rio de Janeiro, 1994. p. 226 a 241.
  • SILVA, Evando Mirra Paula. O CNPq e o novo cenário de financiamento à C&T. In Conferência - ASIBEI, Brasília, 2001.
  • PAEPE – Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Engenharia, ABENGE, Brasília, 2001. 26 p