5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Gestão

Gestão da Informação em Design

Managing Information in Design

Resumo

A formação dos designers privilegia a competência técnica, enquanto que questões como a gestão do próprio trabalho não são contempladas. Os futuros profissionais precisam se equipar com as ferramentas intelectuais da economia do conhecimento; precisam se preparar para competir e trabalhar no mercado. Este artigo mostra a importância da gestão da informação na atividade do design.

Palavras-chave:

gestão da informação, design, gestão do design

Abstract

Design education privileges technical competence, while questions like design management are not considered. Future designers need to equip themselves with the intellectual tools of the knowledge economy; they need to prepare themselves to compete and to work at the market place. This article shows the importance of information management in the design practice.

Keywords:

information management, industrial design, design management

Referências bibliográficas

  • DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação. São Paulo: Futura, 1998.
  • FRIEDMAN, Ken. Design Science and Design Education. Norwegian School of Management, Research Report Series. Oslo: Norwegian School of Management, 1997.
  • LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, Helena M. M., ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • MCGEE, James, PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
  • STRUNCK, Gilberto. Viver de design. Rio de Janeiro: 2AB, 1999