5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Comunicação

Design de notícias: o caso do jornal O Dia

News design: O Dia case

Resumo

O artigo analisa o projeto gráfico de O Dia, enfocando-o como caso modelar da aplicação do design de notícias.

Palavras-chave:

design de notícias, comunicação, jornais

Abstract

The article analyze O Dia, newspaper based in Rio de Janeiro, pioneer in the news design applied a daily newspaper in Brazil.

Keywords:

news design, comunication, newspapers

Referências bibliográficas

  • AMMES, Steven E. Elements of Newspaper Design. New York: Praeger, 1989.
  • COLLARO, Antonio Celso. Projeto Gráfico: Teoria e Prática da Diagramação. São Paulo: Summus, 1996.
  • GARCIA, Mario; ADAMS, Pegie Stark. Eyes on the news. Saint Petersburg: The Poynter Institute for Media Studies, 1991.
  • HIPPERT, André. Comunicação pessoal à autora, dezembro de 2001, Rio de Janeiro. Designer, editor de executivo de arte do jornal O Dia. Entrevista de aproximadamente três horas de duração, na redação do jornal.
  • HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
  • MARCELI, Tathiana; VILLAS-BOAS, André. 2002. Design de notícias: o discurso visual da mensagem. Artigo apresentado para seleção ao P&D Design 2002 -–V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
  • MOARES, Ary. Comunicação pessoal à autora, novembro e dezembro de 2001, Rio de Janeiro. Designer, editor de infografia do jornal O Dia. Entrevistas que totalizam aproximadamente 5 horas de duração, na redação do jornal.
  • MOARES, Ary. Infografia: o design da notícia. Dissertação de mestrado, Departamento de Artes, PUC-Rio. 1998.
  • MOARES, Ary. “Ler jornais: Reflexões sobre a significação da página”. In Estudos em Design VI-2 (p.37-46). Rio de Janeiro: 1998.
  • MOARES, Ary. O redesenho de jornais impressos e seus atores. In Revista Estudos em Design IV-1 (p.81-88). Rio de Janeiro: 1996.
  • NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
  • O Dia. 50 Anos do jornal O Dia. Rio de Janeiro: jornal O Dia, 2001.
  • SENAI, Manual de Orientação para Produção Editorial. São Paulo: Senai, s/d..
  • SILVA, Rafael Souza. Diagramação; O Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa. São Paulo: Summus, 1985.
  • TISKI-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem, Comunicação e Cor. São Paulo: Ícone, 2000.
  • VILLAS-BOAS, André; MARCELI, Tathiana. 2002. O jornal diário como objeto de design. Artigo apresentado para seleção ao P&D Design 2002 -–V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.