5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Gestão

Estrutura Organizacional para Empresas Inovadoras Propícias ao Desenvolvimento de Design

Organizational structure to inovate companies properly to design development

Resumo

A globalização propiciou o aumento da competitividade em grande parte dos mercados. Nesse cenário, empresas nacionais têm buscado adotar estratégias competitivas com destaque para o Desenvolvimento do Design. Porém para que isto ocorra primeiro a empresa deve possuir determinadas características como, ser informalmente organizada, exibindo baixa formalização e baixa centralização de decisões; praticar uma estratégia proativa; e possuir um fluxo de informação constante entre consumidor e Design, sem as quais dificilmente uma cultura de Design seria implementada. Este trabalho tem como objetivo analisar a organização qualificando uma organização inovadora.

Palavras-chave:

estrutura organizacional, gestão do Design, inovação

Abstract

The globalisation was beneficial to the competitively increase in the majority of the markets. In this scenery, nationals have adopted competitives strategies with emphasis to the Design Development . However for this happen, first the enterprises have to have determinate characteristics, like, be informally organized, having a low formalization and low decisions centralization; practice a proactive strategy; and have a frequent information flow between consumer and Design, without this difficultly a design culture will be implemented. This work has the aim to analyse the organization qualifying a inovate organization.

Keywords:

organizational structure, Design management, inovation

Referências bibliográficas

  • BRASIL, Luiz et Ritto, AZEVEDO, Antonio Carlos. Design e gestão de organizações in Anais do P&D design. AenD-BR Estudos em design. V. 2, Rio de Janeiro, 2000. pp. 0819 - 0826
  • CURRY, Antonio. Organização & Método uma visão holística. Editora Atlas S.A. São Paulo, 1994. pp. 117 - 273.
  • DECHAMPS, Jean Philippe. Produtos irresistíveis: como operacionalizar um fluxo perfeito de produtos do produtor ao consumidor. São Paulo: Makron Books, 1996. pp. 355-389.
  • MINTZBERG, Henry, QUINN, James Brian. O Processo da Estratégia. 3ª Ed., 1998. Ed. Bookmans, Porto Alegre.
  • KANAANE, Roberto. Comportamento Humano nas Organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1994.1