5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Gráfico

A imagem como narrativa em letreiros populares

Image as narrative in popular signs

Resumo

Este artigo pretende analisar um conjunto de letreiros produzidos pelo artista gráfico popular Edu através de um novo conceito de imagem narrativa. A análise da imagem como narrativa em letreiros populares pode ser considerada inovadora uma vez que placas de sinalização seriam consideradas a priori imagens simbólicas. Neste caso, a narratividade da imagem é deslocada para a relação entre imagem e observador.

Palavras-chave:

letreiros, narratividade, design gráfico popular

Abstract

This paper intends to analyse through a new concept of narrative image a set of signs produced by a popular graphic designer called Edu. The analyses of image as a narrative device in popular signs can be considered innovatory as the signs would be considered a priori symbolic images. In this case the narrativity of image is displaced to the relation between image and observer.

Keywords:

signs, narrativity, popular graphic design

Referências bibliográficas

  • MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens – uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • TWYMAN, Michael. Using Pictorial Language: A Discussion of the Dimensions of the Problem. In: DUFTY, T & WALLER, R. Designing Usable Texts. New York: Academic Press, 1985, ch. 2, pp.245-312.
  • KRESS, Gunther & LEEUWEN, Theo van. Reading Images – the Grammar of Visual Design London: Routledge, 2000.