5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Materiais produto

Estratégias de Inovação Tecnológicas e Considerações Projetuais na Indústria de Transformação de Polímeros

Technological Innovation Strategy and Design Considerations at the Polymer Transformation Industry

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir alguns conceitos referentes às estratégias de inovação tecnológica em indústria de transformação de polímeros, dando ênfase às ações projetivas de produtos manufaturados em plásticos ou borrachas. Para tal, analisou-se questões pertinentes às competências internas e externas, identificadas na capacidade de relacionamento das empresas com o mercado.

Palavras-chave:

Tecnologia de Polímeros; Inovação Tecnológica; Projeto de Produto

Abstract

The objective of this paper is to discuss how polymer transformers deal with their technological innovation strategy. From a sample of this industrial segment, an analysis was performed, including internal competencies of firms, as well as external competencies, related to their capacity of understanding the market.

Keywords:

Polymer Technology; Technological Innovation; Project of Product

Referências bibliográficas

  • ARNOLD, J.R.T. Introduction to Material Management. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1998. pp -
  • BAXTER. M. Product Design – A pratical guide to systematic methods of new product development. London: Chapman &Hall, 1995. pp 89-122
  • ROCHA, A et CHRISTENSEN, C Marketing: Teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999. pp 86-91
  • CERQUEIRA, V. Estratégias de Inovação Tecnológicas Aplicadas em Indústria de Terceira Geração de Polímeros. Rio de Janeiro: Seminário de Doutorado, Publicação Interna - IMA/UFRJ, 2001.
  • FREEMAN, C. The Economics of Industrial Innovation. London: Francis Printer Publishers, 1988. pp 82-256
  • PAGE-JONES, M. Pratical Project Management. London: McGraw-Hill, 1990. pp 41-56
  • PORTER, M. E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. pp 22-48
  • SCHERER, F. Industrial Market Structure and Economic Performance. Chicago: Rand McNally, 1970. pp 221-349
  • SLACK, N. et alli. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1999. pp 12-35
  • SMITH, W. Principles of Material Science and Engineering. New York: McGraw-Hill, 1996. pp 01-18
  • TEECE, D.J. Firm Organization, Industrial Struture, and Technological Innovation. Journal of Economic Behavior & Organization. Vol. XXXI: Elsever Science, 1996. pp 193-224
  • TIDD, J. BESSANT, J. & PAVITT, K. Managing Innovation: Integrant Technological Innovation, Marketing and Organization Change. Chichester: Willey Press, 1998. pp 57-158
  • UTTERBACK, J. Mastering The Dinamics of Innovation. Boston: HBS Press, 1994. pp 85-158
  • VAN VLACK, L. H. Princípios de Ciências e Tecnologias dos Materiais.Rio de Janeiro: Campus, 1994. pp 15-21