5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Ensino e Pesquisa

Projeto de Pesquisa na graduação – abordagem didático/pedagógica

Research projects during the graduation – didactic/pedagogic approach

Resumo

À partir de diversos movimentos que visam o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa em Design, muitos cursos vêm se reestruturando e introduzindo matérias que tratem de questões metodológicas junto ao alunado de graduação. Este artigo analisa dados colhidos durante uma experiência didática de ensino de projeto de pesquisa científica.

Palavras-chave:

ensino e pesquisa em Design, projeto de pesquisa, pedagogia e Design

Abstract

Several movements aimed at the development of a Design research culture resulted in the re-structuring of many graduation courses which started to introduced methodology studies disciplines. This paper presents the analysis of information collected during the classes of a course on Scientific Research Projetcs.

Keywords:

design teaching and research, research project, design and pedagogy

Referências bibliográficas

  • ANDRÉ, Marli E.D.A., LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo; E.P.U.; 1986.
  • DEMO, Pedro. Pesquisa - Princípio científico e educativo. - 4a.ed.- São Paulo, Cortez, 1996
  • FREITAS, Sydney F. A Influência de Tradições Acríticas no Processo de Estruturação do ensino/pesquisa de Design. [Tese de doutorado] COPPE/UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999
  • GIL, Como Elaborar Projetos de pesquisa.
  • MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Técnicas de Conclave. Rio de Janeiro, 1995.
  • RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis, Vozes, 1978
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 1999