5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Produto

A cor e sua importância para o desenho industrial

The color and their importance to industrial design

Resumo

Considerando que no projeto de produtos o uso da cor deve estar fundamentado no conhecimento técnico, este artigo procura demonstrar a importância da cor para a atividade do desenho industrial, analisando os aspectos físicos, fisiológicos, perceptivos e culturais da cor, e relacionando tais aspectos a funções práticas, estético-formais, indicativas e simbólicas de produtos.

Palavras-chave:

cor, desenho industrial, funções do produto

Abstract

Considering in product design the color use must be based on technical knowledge, this study intends to demonstrate the importance of color in industrial design, analyzing the physical, physiological, perceptive and cultural aspects of color and relating these aspects to practical, aesthetic, indicative and symbolic product functions.

Keywords:

color, industrial design, product functions

Referências bibliográficas

  • ANGELIS, Almerico de. Progettare il colore. Modo, Milano, n. 176, p. 36-40, dic. 1996.
  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. [Art and visual perception. The new version, 1974] Trad. Ivonne Terezinha de Faria. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1992.
  • BILLMEYER Jr., Fred. W.; SALTZMAN, Max. Priciples of color tecnology. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1981.
  • BIRREN, Faber. Color & human response. New York: V. N. Reinhold, 1978.
  • BIRREN, Faber. Color psychology and color therapy. New York: McGraw-Hill Book, 1950.
  • BONSIEPE, Gui (org.). Estrutura e estética do produto. Brasília: CNPq- Coordenação Editorial, 1986.
  • BÜRDEK, Bernhard E. Diseño: historia, teoría y práctica del diseño industrial. [Design: geschichte, theorie und praxis der produkgestaltung] Trad. Fernando V. López-Manzanares. Barcelona: Gustavo Gili, 1994.
  • BURNHAM, Robert W.; HANES, Randall M.; BARTLESON, C. James. Color: a guide to basic facts and concepts. New York: J. Wiley & Sons, 1963.
  • DUBOIS-POULSEN, A. Notions de physiologie ergonomique de l’appareil visuel. In: SCHERRER, J. Physiologie du travail. Paris: Masson & Cie., 1967. v. 2.
  • GOETHE, J. W. Doutrina das cores. [Farbenlehre, in: Goethes sämtliche werke, 1940] Trad. Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.
  • LÖBACH, Bernd. Diseño industrial. [Industrial design, 1976] Trad. Jordi Utgès i Pascual. Barcelona: Gustavo Gili, 1981.
  • NEWTON, Isaac. Óptica. [Optics] Trad. André Koch Torres Assis. São Paulo: Edusp, 1996.
  • OPTICAL SOCIETY OF AMERICA. Committee on Colorimetry. The science of color. New York: T.Y. Crowell, 1953.
  • PASTOUREAU, Michel. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
  • PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo. A cor no desenho industrial: fundamentos para o projeto cromático de produtos. São Paulo, 2000. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
  • RUSSEL, Dale. Colour in industrial design. London: Design Council, 1991.
  • WOODSON, Wesley E. Human factors design handbook. [S.l.]: McGraw-Hill Book, 1981.