5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Semiótica

Análise Semiótica do quadro "Las Meninas" a partir de viagem em mundo virtual

Analysis Semiotics of the picture " Las Meninas " starting from trip in virtual world

Resumo

Opresente artigo se propõe a fazer uma análise semiótica dos percursos narrativos da obra Las Meninas do pintor espanhol Diego Velázquez sob o enfoque das Ciências Cognitivas, a partir da simulação desta obra em realidade virtual, realizada pelo sistema CAVE do EVL (Laboratório de Visualização Eletrônica) de Illinois, Chicago, USA. Esta analise foi desenvolvida por um grupo interdisciplinar de pesquisadores da UFRGS- Universidade Federal do RS, Brasil, de maneira colaborativa, na disciplina Da Percepção Visual aos Cenários Virtuais coordenado pela Professora Doutora em Lingüística Aplicada, Semiótica e Ciências Cognitivas, Maria Suzana Marc Amoretti no Curso de Pós Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

Palavras-chave:

Semiótica, Realidade Virtual, Velázquez, percepção visual, Las Meninas

Abstract

The present article intends to do an semiotics analysis of the narrative courses of Las Meninas of the painter Diego Velázquez under the focus of the cognitive science, starting from the simulation of this work in virtual reality, accomplished by the system CAVE of EVL (Laboratory of Electronic Visualization) Illinois, Chicago, USA. This analyzes was developed by a interdisciplinar group of researchers at UFRGS- Federal University of RS, Brazil, in a course called “For the Visual Perception to the Virtual Scene” coordinated by Maria Suzana Marc Amoretti, Professor of Cognitive Science.

Keywords:

Semiotics, Virtual Reality, Velázquez, Visual Perception, Las Meninas

Referências bibliográficas

  • AMORETTI, Maria Suzana Marc. Manual ergonômico: teoria e prática do discurso de instrução. Porto Alegre: Vozes, 2001.

  • ANDLER, Daniel. Introdução às Ciências Cognitivas. São Leopoldo, UNISINOS, tradução de Maria Suzana Marc Amoreti, 1998.

  • FONTANILLE, Jacques. Sémiotique du visible. Mondes de lumière. Paris: PUF, 1995.

  • MARTINS, M.C. et al. Novas paletas para o ensinar e aprender arte. Rev. Pátio, 3(9): 57-58, jul. 1999

  • TREISMAN, ANNE. Apercepção, os traços e a percepção dos objetos. In Introdução às Ciências Cognitivas de Daniel Andler, tradução de Maria Suzana Marc Amoretti, editora UNISINOS, 1998.