5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Design Produto

A moda translúcida do iMac

The translucent fashion of the iMac

Resumo

Este trabalho analisa uma tendência criada pela Apple, que combinou design e cores com estética translúcida, concebendo o computador pessoal da era da internet: iMac. Como conclusão, percebe-se que o designer de produto atual possui um novo desafio: projetar um objeto que influencie e interaja com o usuário.

Palavras-chave:

iMac, Apple, translúcido

Abstract

This work analyzes a tendency created by Apple, that combined design and colors with translucent esthetics, conceiving the personal computer of the era of the internet: iMac. As conclusion, is noticed that the designer of current product possesses a new challenge: to project an object that influences and interact with the user

Keywords:

iMac, Apple, translucent.

Referências bibliográficas

  • DESIGN, cultura material e o fetichismo dos objetos. Revista Arcos. Design, cultura material e visualidade.
  • Dicionário Prático Ilustrado. Lello & Irmão Editores, Porto: 1966.
  • DORFLES, Gillo. O design Industrial e a sua Estética. 2ª Edição. Lisboa: Editora Presença, 1984.
  • Enciclopédia Compacta Istoé-Guinness de Conhecimentos Gerais. São Paulo: Editora Três, 1995.
  • ESCOREL, Ana Luisa. O Efeito Multiplicador do Design. 2ª Edição. São Paulo: Senac, 2000.
  • HESKETT, John. Design Industrial. Rio de Janeiro: Editora UNB, 1980.
  • KOTLER, Philip. Introdução ao Marketing. Trad. Eliane Kanner. São Paulo: Makron Books, 1992.
  • LÖBACH, Bernd. Diseño Industrial. Barcelona: GG Diseño Editora, 1981.
  • Look back at the Plastic Age. Revista Blueprint. Nº 184. Sittingborne: ABC Business Press: jun, 2001, pp 98.
  • Programa Café Digital do canal 175 (Discovery Channel) da DirecTV
  • Site: www.apple.com
  • Site: www.macnews.com.br/macmanual/artigos/artigos_misael.htm
  • SITE: www2.uol.com.br/JC/_1998/2508/if1908r.htm
  • TAMBINI, Michael. O Design do Século. 2ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999.
  • ÚTIL, bonito e muito caro. Revista Veja. São Paulo: Editora Abril. 6 set, 2000, pp 104, 105 e 106.
  • VENDA do iMac estoura. Jornal do Commercio. 19 de agosto de 1998. Volume 1. Rio de Janeiro: Escola Superior de Desenho Industrial. Out, 1998, pp 14 à 39.