4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

Diretrizes para o Ensino de Desenho Industrial Baseadas no Impacto da Informática Aplicada à Área de Projetos

Rules to Teaching Industrial Design Based on the Re/evance of Computational Resources Applied to Project Area

Resumo

Este trabalho analiza o impacto da informática na área de projetos e sugere diretrizes para os cursos de Desenho Industrial, sob a ótica da adequada inserção do ensino de computação ao contexto desta área. Propõe-se ainda a modernização pedagógica e a otimização do uso da informática no processo de projeto, em todas as suas áreas.

Palavras-chave:

Currículo, Informática, Projeto.

Abstract

This paper analyses .the applicability of computer resources in project areas and suggests some rufes to Industrial Deszgn ~ou:ses, trymg to c~rrectly msert computational resources as a tool for teaching in this area .A pedagogical modermzahon and an optimization of the use of computational resources in the project process is also proposed.

Keywords:

Curriculum, Compu-graphic, Design

Referências bibliográficas

  • ANAND, V.B., Modernization ofthe EDG Curriculum at Clemson University, Proceedings of tbe NSF Symposium on Modemization of the Eng. Design Graphics Cwriculurn, Austin, Texas, August 5 - 7, 1990, pp. 131-135.
  • ANAND, V.B., Teaching and Research in Eng. Computer Graphics: A Curriculum Model, Proc. of the COMPUGRAPHICS 91 - First Intern. Conf. on Computacional Graphics and Visualization Tecbniques, v.2, 1991, pp. 248-256.
  • CÉSAR Jr., K.ML., O Desenho Inteligente e os Projetos de Engenharia , Revista CADDesign, Market Press, ano 1, ~ 13, 1995, pp. 58.
  • CHARLES, M., Uso Dos Meios de Comunicação no Ensino: Uma Discussão Inacabada, Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 20 (998199), 1991, pp. 27-33.
  • CINCUNEGUT, D., Arquitetura com Objetos, Revista CAD x Press, L&M Comunicações Ltda., ano 1, n. 4, 1997, pp. 28- 34.
  • JENISON, R., Achieving the Objectives of a Graphics Design Course with a Solids Modeling Approach, Proc. oftbe NSF Symposium. on Modernization o f the Eng. Design Graphics Curriculwn, Austin, Texas, 1990, pp. 161-168.
  • MASOOD, S. H. e MAJ, M., Solid Modelling in Engineering Education., lntern. Journal of Applicd Eng. Education, v.6, n. 4, 1990, pp. 443-450.
  • MICKELSON, S. K., 2-D and 3-D Graphics Software for Lower Division Graphics Courses, Tbe Eng. Design Graphics Journal, v .53, n. 2, 1989, pp. 26-33.
  • PAULA, M.O., O Choque das Gerações na Formação dos Projetistas, Revista CADDesign, Markct Press, ano 2, n. 16, 1996, pp. 58. SOARES, C.C.P. et al. PRORECON- Programa de Reconstrução do Ensino de Graduação, Projeto Universitário, Escola de Belas Artes I UFRJ I MEC, 1996