4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

O Design no sistema educacional

Design in the educational system

Resumo

São muitas e variadas as atribuições do design . No sistema educacional sua forma de abordagem deve ser, segundo nosso ponto de vista, uma maneira de se expressar por meio da organização das idéias. Sem que isso represente uma forma de reprimir o ato de criação, mas, sim seja a aplicação de uma metodologia flexível que siga nossa experiência e visão pessoal.

Palavras-chave:

Design, reflexão e ação

Abstract

There are many and different attn'butes of dcsign. In the cducation.al systcm, in our opinion, it should be a form of expression by the organizarion of ideas. It does not mcan that design is a restriction of thc creativeproc::ess, but it is the application of an open methodology that follows our experience and personal views.

Keywords:

Design, reflection and action

Referências bibliográficas

  • ALVES, Rubem Azevedo. Conversas com quem gosta de ensinar.- São Paulo: Cortez, 1982.
  • AURICCHIO, Lígia de Oliveira. Manual de tecnologia educacional- Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.
  • BRASIL, Mistério da Educação. Principais mudanças No quadro educacional do país. CPP: Consultoria em políticas públicas.
  • BUSCAGLIA, Leo. Vivendo, amando e aprendendo. Editora Record, Rio de Janeiro:1982.
  • FRANÇA, Júnia Lessa. Manual de Normatização de publicações técnico-científicas. 4a ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 1999.
  • FURTHER, Pierre. Educação e reflexão. Editora Vozes: 1976.
  • KAWAUCHJ, Paulo. A linguagem dos ambientes escolares: uma leitura sistêmica, uma visão prospectiva, Bauru, SP, 1999.
  • MINAS GERAIS, Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais. Programa de capacitação de professores (PROCAP).
  • MUNARI, Bruno Das coisas nascem coisas. São Paulo: Edições 70, 1981.
  • RlBEIRO, Maria Luísa dos Santos. Educação escolar e práxis- São Paulo: lglu, 1991.
  • SAGAN, Carl. O mundo assombrado·pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Trad. Rosaura Eichemberg - São Paulo: Companlúa das Letras, 1996.
  • UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCB. NEPPI- Programa Kaiowá/Guarani.
  • SÁNCHEZ V ÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. Trad. Luiz F. Cardoso. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968.