4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Design Têxtil e de Vestuário

Uma Metodologia de Apoio à Gestão do Design para a Indústria do Vestuário

A Methodology of Support to the Administration of Design for Clothing lndustry

Resumo

Estima-se que no mercado de vestuário exista uma grande inadequação entre o que se oferece e o que o consumidor procura. Definir os condicionantes da decisão do consumidor de roupas é o objetivo deste trabalho, baseando-se na Teoria das Necessidades Humanas de Maslow c no modelo de processo de decisão do consumidor de Engel, Blackwell e Miniard.

Palavras-chave:

Vestuário, Moda, Consumidor

Abstract

in clothing market a great ilwdequacy is considered to exist among what it is o.fferetl and what the consumer seeks. This researdr looksfor the elements that determine the dzoice ofthe produCl clothesfor the consumer's point, basú1g on the Maslow's Theory of Hwnan Neetls, and the Engel, BlacJ...well and Miniard's model of the consumer decision process.

Keywords:

Clothing, Fashion, Consumer

Referências bibliográficas

  • AGRESTI, Alan & FINLA Y, Barbara. Statistical Methodsfor the Social Sciences. SanFrancisco, California: Dellen Publishing Company, 1986.
  • BASTOS, Carlos P. Monteiro. Estudo da competitividade da indústria brasileira: competitividade da indústria de vestuário; nota técnica setorial do complexo têxtil. Campinas : MCT/FINEP/P ADCT, 1993.
  • CHURCHILL Jr., Gilbert A. A Paradigm for Developing Better Measures of Marketing Constructs. Journal of Marketing Research. Chicago, 16: 64-73, Februa.ry 1979.
  • ENGEL, James F., BLACKWELL, Roger D. e MINIARD, Paul W., Consumer Behaviour. Chicago: The Dryden Press, 8ª Ed, 1995.
  • FLÜGEL, J.C., A psicologia das roupas. São Paulo: Mestre Jou, 1966.
  • HERSEY, P. & BLANCHARD, K.H. Psicologia para Administradores de Empresas: A Utilização de Recursos Humanos. São Paulo: EPU, 1986.
  • TEMI -DESEMPENHO DA INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO NO NORDESTE E EM PERNAMBUCO. São Paulo: Instituto de Estudos e Marketing Industrial, 1998.
  • MASLOW, Abraham H. Motivation and Personality. New York: Harper Collins Publishers, 1987.
  • ROCHA, Maria Alice V. & RAMOS, Francisco S. Análise Estratégica da Indústria do Vestuário Brasileira. Anais do XIX ENEGEP. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
  • ROCHA, Maria Alice V. & RAMOS, Francisco S. Planejamento de Produto para a Industria do Vestuário Brasileira: uma abordagem segundo Maslow. Anais do XIX ENEGEP. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
  • ROWAN, John. Ascent and Descent in Maslow's Theory. Joumal ofHumanistic Psychology. Newbury Park, California, 39 (3): 125-133, Summer 1999.