4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Comunicação em Design

O Design como tema na mídia impressa

The Design present in printed media

Resumo

Este trabalho tem a intenção de demonstrar, mesmo de forma bastante restrita, o significado que a mídia impressa voltada para empresários e executivos, como é o caso do Jornal GAZETA MERCANTIL, pode dar ao design, mostrando a atividade como negócio. Pretende-se também ressaltar a importância alcançada pelo design, a partir da abertura de espaço ao tema, verificando o comportamento das publicações, o que leva um jornal com um perfil mercadológico a publicar reportagens sobre o dcsign colocando-as em evidência c qual impacto isso pode trazer para os designers.

Palavras-chave:

Design, mídia impressa, business

Abstract

The Design present in the printed media destinedfor the executives and businessmen. This case studies how the Design works on lhe publishing o/GAZETA MERCANTIL newspaper, why should this business newspaper has been publishing artic/es aboutthe Design, and afso, what could it represent for lhe designers.

Keywords:

Design, printed media, business

Referências bibliográficas

  • AZEVEDO, Israel Belo. O Prazer da Produção Cientifica. Editora UNIMEP. São Paulo, 1992.
  • BÜRDEK, Bemhard E.. Diseno- historia, teoria y pratica del diseno industrial. Editorial Gustavo Gili S.A .. Barcelona, 1994.
  • CELSO COLLARO, Antônio. Projeto Gráfico - Teoria e Prática da Diagramação. Summus Editorial Ltda. São Paulo, 1987.
  • DE BONO, Edward. Essere Creativi - come far nascere nuove idee com le tecnicbe del pensiero laterale. D Sole 24ore SpA Milão, 1998
  • DE MORAES, Dijon. Limites do Design. Livros Studio Nobel. São Paulo, 1997.
  • DORFLES, Gillo. Introdução ao Desenho Industrial. Edições 70. Rio de Janeiro, 1989.
  • ERBOLATO, Mário L.. O Jornalismo Gr áficotécnicas de produção. Edições Loyola. São Paulo, 1996.
  • GRINOVER, Lúcio. As implicações da Ciência e do Pensamento lógico no Desenho Industrial. Projeto de Doutorado. USP, 1996.
  • LAMAS, Cláudio. História do Desenho Industrial - Material Alternativo - fonte documental da cadeira de graduação ministrada pelo autor. PUCRJ, 1996.
  • NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil - origens e instalação. 2AB Editora. Rio de Janeiro, 1998.
  • PENATI, A., SEASSARO, A .. Progetto Processo Prodotto - variabili de innovazione. Edizioni Angelo Guerini e Associati SpA. Milão, 1998.
  • ROCHA, Daniela. Design & Marketing - Projeto Conclusão de Graduação. PUC-Rio, 1996.
  • SOUZA SILVA, Rafael. Diagramação - O Planejamento Visual Gráfico na comunicação impressa. Sumrnus Editorial, 1995.
  • STRUNK., Gilberto. Viver de Design. 2AB Editora. Rio de Janeiro, 1999.