4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

O Ativismo no Ensino do Design

The Activism in Design Teaching

Resumo

Este artigo apresenta as características e origens do ativismo na educação, suas relações com a Escola Nova e com o ensino do design. Buscou-se identificar as principais ideias dos pedagogos do ensino ativo. Buscou-se também, caracterizar a pedagogia da Bauhaus sob a ótica do ativismo e sua influência no ensino do design contemporâneo.

Abstract

Tltis paper shows thefeatures and origins o f "activism" in education, its connections with the "New School" movement and with design teaching. In this pape r are the identification ofmore importalll ideas ofthat movement. lt shows the Bauhaus pedagogy under that point ofview and its injluence in contemporary design teaching.

Keywords:

design theory, design teaching, "activism" and design

Referências bibliográficas

  • ARANHA, M. L. A., História dc1 educação. São Paulo, Moderna, 1996.
  • BONSlEPE, G., Tecnologia da tecnologia. São Paulo, Blücher, 1983.
  • BÜRDEK., B. E., Diseño. Historia, teoria y practica de/ diseño industrial. Barcelona, Gustavo Gilli, 1994.
  • DROSTE, M., Bauhaus. Berlin, Taschen, 1992.
  • FONTOURA, A. M., As manifestações pós-modernistas no desenho industrial e suas repercussões no ensino do projeto de produto. Curitiba, PUC-PR, 1997 (Dissertação).
  • GADOTTI, M. 1 História das idéias pedagógicas. São Paulo, Atica, 1993.
  • GROPIUS, W., Bauhaus: novarquitetura. São Paulo, Perspectiva, 1988.
  • HUBERT, R., História da pedagogia. São Paulo, Nacional, 1976.
  • LARROYO, F., História geral da pedagogia. São Paulo, Mestre Jou, 1970.
  • LUPTON, E. & MILLER, J. A., El abc de la bauhaus y la teoria de/ diseiw. Barcelona, Gustavo Gilli, 1993.
  • LUZURIAGA, L., História da educação e da pedagogia. São Paulo, Nacional, 1976.
  • MA YER, F., História do pensamento educacional. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
  • RODRIGUES, A. J. ,A bauhaus e o ensino artístico. Lisboa, Presença, 1989.
  • WlCK. R., Pedagogia da bauhaus. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
  • WHITFORD, F., Bauhaus. Nova Iorque, Thames and Hudson, 1995.