4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Fundamentos Teóricos

Indústria Cultural e Design: Afirmação do Pensamento Unidimensional

Cultural Industry and Design: Unidimensional Tendencies

Resumo

Diante da crescente estratégia mercadológica da atividade cultural e sua interface com o design, gerando 'mercadorias culturais' que visam atingir apenas a alta lucratividade, o presente trabalho busca discutir os rumos a que tais processos possam conduzir.

Palavras-chave:

Indústria cultural, design, mercadoria cultural

Abstract

This paper discusses the tendencies towards increasingly market - oriented strategies of cultural activities and their connection with design- resulting in the production of so-called cultural goods, the objectives of wich appear to be only higher profits.

Keywords:

Cultural industry, design, cultural goods

Referências bibliográficas

  • ADORNO, Theodor W. Progresso. In:ADORNO, Theodor W. Palavras e Sinais. Petrópolis: Vozes, 1995. p.37-61.
  • ADORNO, Theodor W.·Capitalismo Tardio ou Sociedade Industrial? In: COF·IN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1994. p.62-75.
  • ADORNO, Theodor W. Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã. In: ADORNO, Theodor W. Os Pensadores- Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1999. P. 109-189.
  • ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Madrid: Taurus, 1975.
  • ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
  • ADORNO, Theodor W. Sociologica. Madrid: Taurus, 1971.
  • ADORNO, Theodor W. Temas Básicos da Sociologia. ied, São Paulo: Cultrix.
  • COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural. Sed., São Paulo: Brasiliense, 1981.
  • DUARTE, Rodrigo. Adornos: Nove Ensaios sobre o Filósofo Frankfurtiano. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
  • DUARTE, Rodrigo. Seis Nomes, um só Adorno. In: NOVAES, Adauto ( org.), Artepensamento. São Paulo: Cia das Letras, 1994. P.433-459.
  • DUTRA, Heloisa Ponzo. O Contexto do Ecodesign. ln: ANAIS P&D Design 98, Rio de Janeiro, p.771-780, 1998.
  • HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. Rio de Janeiro: Labor do Brasil. 1976.
  • HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica I. São Paulo: Perspectiva, 1990.
  • LASH, Scott. A Reflexividade e seus Duplos: Estrutura, Estética, Comunidade. In: HORKHEIMER, Max.· BECK, U., GIDDENS, A. Modernização Reflexiva. São Paulo: UNESP, 1995. p.135-206.
  • MARCUSE, Herbert. Sobre o Caráter Afirmativo da Cultura. In: Cultura e Sociedade. Vol.l, São Paulo: Paz e Terra, 1997. p.89-136.
  • MARCUSE, Herbert. · A Ideologia da Sociedade Industrial - O Homem Unidimensional. 6 ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  • MARX, Karl. Fetichismo e Reificação. In: IANNI, Octávio (org.), Marx. São Paulo: Ática, 1982. p.159-172.
  • MATOS, Olgária C. F. A Escola de Frankfurt- Luzes e Sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993.
  • OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. Eco-Design Designações Similares: Diferenças e Aproximações. In: ANAIS P&D Design 98, Rio de Janeiro, p.781-790, 1998.