4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Design de Produto

Mobiliário escolar para a educação infantil municipal do Rio de Janeiro

School furniture for public kindergartens in Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo apresenta o reswno do projeto de wn mobiliário infantil para as escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que tomou como referencial teorias pedagógicas, a LDB, documentos oficiais. Fez-se observações e entrevistas.

Palavras-chave:

Mobiliário escolar, interação criança I mobiliário. mobiliário escolar inja11til

Abstract

This artic/e depicls the summary of a kindergardenjurniture designfor public schools in Rio de Janeiro. The project was based in pedagogicaltheories,federallaws concerning education(Lei de Diretrizes e Bases-LDB) cmd oficial documents, as we/1 as in interviews and on-site observations that were performed.

Keywords:

School furniture, children I schoolfurniture interactíon, school furniture for kindergarten children

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike, Projeto de Produto, Guia Prático para o Desenvolvimento de Novos Produtos, São Paulo 1998
  • CONGRESSO NAOONAL DO BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação, Brasília 1996.
  • DIFFRIENT, Niels et ali i. Humanscalc 1/2/3, Massachusetts, Mit, 1974.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/CEBRACE. Mobi liário escolar pré-escolar, Rio de Janeiro 1979.
  • MINISTÊRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • MORAES,A;MONT'ALVÃO,C. Ergonomia, conceitos e aplicações, Rio de Janeiro:2AB, 1998.
  • PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência, Rio de Janeiro: Forense, 1947.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Multieducação: núcleo curricular básico, Rio de Janeiro, 1996.
  • THIESSEN,Maria Lúcia, Atendimento ou Pré-escolar, apud
  • MlNJSTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CUL TURAICEBRACE. Mobiliário escolar pré-escolar, Rio de Janeiro 1979.