4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Fundamentos Teóricos

Desenho Industrial, perspectiva e a projeção do mundo moderno

Industrial Design, perspective and modern world projection

Resumo

O desenvolvimento da economia de mercado exige a conslituição de sistemas de medidas e de aferição capazes de instituírem novo regime de valores comuns. A perspectiva, como técnica de representação e de projeção gráfica, incluise no sistema de referências que antecipa o avanço técnico-científico. Organiza a visão de espaço e constitui recurso indispensável para a projeção de produtos, situando-se na gênese da Engenharia Mecânica e do Desenho Industrial.

Palavras-chave:

Perspectiva gráfica, escalas, representação científica e dimensões do mundo moderno

Abstract

The development ofthc markct economy demands the cor.stitution ofrepresentation systems, accompanied ofunits of measure ando f gauging capable to institute regime o f common values. The perspective, as representation technique and of graphic projection, it is included in the system ofreferences that advances thc technician-scientific progress. It organizes tbe spacc vision and it constitutes indispensable resource for the projection ofproducts, locating in the genesis ofthe Mechanical Engineering and ofthe Industrial Design.

Keywords:

Perspectives, scales and dimensions o f the modem world

Referências bibliográficas

  • REDIG, J. Sobre desenho industrial. Rio de Janeiro: ESDI, 1977.
  • COPANS, J. et alii. Antropologia: ciência das sociedades primitivas? 13 v. Lisboa: Edições 70, 1971.
  • BASTIDE, R. Antropologia aplicada. São Paulo: 4 Perspectiva, 1979.
  • BEZERRA, F. Problemas e perspectiva em antropologia Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura/Conselho Federal de Cultura, 1980.
  • FREYRE, G. Problemas brasileiros de antropologia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1962.
  • RIBEIRO, B. G. A linguagem simbólica da cultura material, In Darcy RIBEIRO (Ed.) et al, SUMA Etnológica Brasileira, vol. Ill, Arte Índia, 2. ed. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1987.
  • ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Homo domesticação: cultura material. 16 v. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1989,
  • CIPINIUK, A. O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial. In Anais P&D Design 96, Estudos em Design. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil ( out.), 1996, p.19-24.
  • FREYRE, G. Nordeste. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.
  • MUMFORD, L. Arte e técnica. São Paulo: Martins Fontes, 1952.
  • ALBUQUERQUE, P. T. S. A faiança portuguesa dos séculos XVI a XIX em VIla Flor, Rio Grande do Norte. Recife: UFPE, 1991. Dissertação (Mestradoem História). Universidade Federal de Pemambuco.