4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Feevale — Novo Hamburgo (RS)
Outubro/2000
Comunicação em Design
A Notícia na Rede: estudos preliminares sobre publicações digitais
Campanha contra a Sífilis: um estudo do material impresso
Cartazes de campanha de saúde no Rio de Janeiro: um estudo de caso
Corpo de mulher, design de produto?
lrrealidade Fotográfica
O Design como tema na mídia impressa
Possibilidades do discurso na imprensa comunitária
Design de Interiores
Design de Multimeios
Design de Produto
A Importância dos Atributos de Qualidade para o Desenvolvimento do Brinquedo Escorregador Adaptado à Criança Deficiente Físico-Motora
Abrigo Avançado para Fiscalização do lbama do Parque Nacional da Serra da Bocaina
Acondicionamento e Guarda de Acervos Fotográficos
Design em Museus e Centros de Ciências: uma experiência
DHAP- design da habitação popular, fase2
Mamadeira- Design e Desenvolvimento da Face
Mobiliário escolar para a educação infantil municipal do Rio de Janeiro
Projeto de produto lúdico para o ensino de Física
Qualidade dos móveis para informática: cadeiras
Qualidade de móveis para informática: mesas
Simulador de Nado - Aparelho para Condicionamento Físico de Nadadores
Design Digital
A Importância da Identidade (Viso)-Virtual para a Empresa Pós-Urbana
O estatuto do objeto na era do virtual
Professora, porque tenho que fazer ilustrações com tinta, se o computador faz melhor? A utilização estética do computador como Linguagem e como ferramenta
Webdesign para todos: acesso, representação e democracia na Internet
A ilustração como design gráfico e linguagem
Design Gráfico
Autonomia projetual: aprendendo com arquitetos e funqueiros
Comunicação Gráfica em Feiras Pernambucanas
A Projetação Gráfico-Visual dos Elementos Extra-Textuais do Livro: Estudo da Série Divulgação Científica da Editora UFSM
Design e computação gráfica: a prática pedagógica na produção de projetos
As múltiplas faces do Design
Design Informacional
Design Têxtil e de Vestuário
Prêt-à-porter: a consolidação do design de moda
A PRODUÇÃO DA MODA DO PRET-À-PORTER NO BRASIL: DO PÓS-GUERRA AOS ANOS 50: INTERDEPENDÊNCIAS CULTURAIS
Uma Metodologia de Apoio à Gestão do Design para a Indústria do Vestuário
Design Urbano e Comunicação Visual
Cultura Material: Igrejas Matrizes da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul
Algumas considerações sobre a linguagem gráfica do centro do Rio de Janeiro
Caderno de Avaliação de Mobiliário Urbano
Cultura Material: Igrejas Matrizes da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul
PROTEGENDO A ÁREA DOS MANANCIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Quando o Desenho Urbano é o Desenho Animado
Eco-Design
Na natureza "nada se perde tudo se transfoma": desafios e estratégias no desenvolvimento de produtos eco-compatíveis
Analogia entre a Escama da Piava e o Pneu Goodyear -Aquatred
Design Endógeno em Pequenas Unidades de Produção
Investigação da aplicação do ecodesign em medidores elétricos
O Design de Aquecedores Solares de Água para Usuários de Baixa Renda
O Projeto Zorite
Projeto e desenvolvimento de uma telha coletora de energia solar em cimento amianto, para aquecimento de água
Construção do conhecimento em uma disciplina do curso de Design Industrial
Ensino e Pesquisa
Conceitos de Pedagogia e de Educação e Modelos de Ensino de Design no Brasil
Curso Superior de Formação Específica em Design Gráfico: uma proposta pedagógica interdisciplinar
Desenho Industrial e cursos seqüenciais
Design e computação gráfica: considerações para reflexão
O Design no sistema educacional
DESIGN x ENGENHARIA: Experiência Interdisciplinar de Graduação
Diretrizes para o Ensino de Desenho Industrial Baseadas no Impacto da Informática Aplicada à Área de Projetos
Historinha para reflexão do design em idades diferentes
Mantas Fiateci: uma experiência de integração entre universidade e empresa
O Ativismo no Ensino do Design
O ensino de Computação Gráfica nos cursos de design
O ensino de Ergonomia e o processo de estruturação curricular de Design
O Ensino do Design e sua Inserção nos Cursos em Centros Comunitários
Pesquisa em Design: uma experiência curricular em Recife
Um Projeto para o Ensino de Graduação em Design
Uma Proposta de Metodologia de Projeto para Uso em Cursos de Design
Uma questão discente
Ergonomia do Produto
A evolução do design da bicicleta e suas implicações ergonômicas para o ser humano: Problemas na Coluna vertebral X Bicicletas dos tipos "Speed" e "Mountain Bike"
Análise ergonômica de laboratórios de informática para crianças da 3ª série do 1° grau em escolas particulares
Análise macroergonômica da demanda de usuários de cadeira em escritórios informatizados
Calçado Feminino: Ergonomia e Design
Diagnóstico Ergonômico dos Postos de Trabalho de uma Empresa de Engenharia
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TECLADOS DIGITAIS E DE MÁQUINAS DE ESCREVER MECÂNICAS
Identificação de demanda ergonômica de usuários de escritórios informatizados
INTERVENÇÃO ERGONOMIZADORA NA UNIDADE MÓVEL ODONTOLÓGICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS
Levantamento e Análise: Postos de Trabalho dos Universitários - Unesp Campus De Bauru, Um Estudo de Caso
Modelos humanos em escala para projeto ergonômico preliminar de postos de trabalho e produtos
O Mobiliário Hospitalar sob a ótica da Ergonomia - O Caso dos Sistemas de Descanso para Acompanhantes Pediátricos
O Uso dos Métodos da Ergonomia no Desenvolvimento de Projetos de Produtos Ergonômicos, segundo Designers e Ergodesigners
Parecer ergonômico do Coletor de Dados
Trabalho Sentado: Avaliação dos Custos Humanos Posturais em Atividades Administrativas e Técnicas
Uma Proposta para a Proteção de Membros Superiores- A Atuação do Designer em Equipamentos de Proteção Individual
Ergonomia de Sistemas
O desconforto corporal presente no trabalho do cirurgião eletivo geral
Aplicação do método de Design Macroergonômico no projeto de postos de trabalho: estudo de caso de posto de pré-calibração de medidores de energia monofásicos
Ergonomia e a indústria têxtil: problemas da introdução de sistemas CAD na estamparia
Projeto Ergonômico da Estação de Trabalho de Despachador de Trem de Carga
Concepção de uma revista digital Ergonômica
Ergonomia e HCI
A Navegabilidade em Sites de Busca da Internet Brasileira
Avaliação heurística da usabilidade de interface de Web sites-critérios ergonômicos
O Senac na Internet: Avaliação Ergonômica de Usabilidade de Interfaces
Testes de usabilidade aplicados no uso do software "Turma do Papapô"
Usabilidade de Interfaces: Ergonomização do Diálogo Pesquisador-Computador
Ergonomia Informacional
Aplicação da metodologia de projeto de experimentos para a avaliação da legibilidade de fontes tipográficas empregadas em letreiros de identificação de ônibus urbano - Estudo preliminar
Legibilidade e visibilidade: um experimento com cartões de visita
Métodos de ergonomia informacional para avaliação de compreensão de símbolos gráficos para o ambiente hospitalar
Rótulos de risco e seus pictogramas: uma avaliação ergonômica
Fundamentos Teóricos
A estética visual do palimpsesto no design pós-moderno
A pragmática do Desenho Industrial aliada à Antropologia Material
Desenho Industrial, perspectiva e a projeção do mundo moderno
Desenho Industrial: novos desafios
Design Industrial e Globalização: a Tradução das Funções dos Objetos, diante de questões de Diversidade Cultural
Identidade nacional é invenção
Indústria Cultural e Design: Afirmação do Pensamento Unidimensional
O Maneirismo no Design
Por que a identidade nacional voltou a ser uma questão importante
Gestão em Design
História do Design
FH.Carls, M. Drechsler, L. Krauss e C. Frese, alemães a serviço da litografia comercial em Recife
Frankfurt e Bauhaus: vertentes críticas do Desenho Industrial
Primeiras reflexões sobre a importância da APDINS-RJ no desenvolvimento do campo profissional do Design no Brasil
Transformações Morfológicas Dos Eletrodomésticos Relativos Ao Preparo E Conservação De Alimentos Nas Moradias Da Classe Média Carioca Entre As Décadas De 30 E 60
Uma breve revisão histórica dos conceitos da Tecnologia Endógena no âmbito do Design no Brasil
Materiais e Processos em Design do Produto
A aplicação do projeto orientado à montagem favorecendo a eficiência produtiva das empresas industriais
Considerações Econômicas e Tecnológicas em Indústrias de Termoformação
Mobiliário Urbano: Corrosão X Design
Núcleo de Design e Seleção de Materiais: Implementação e Consolidação
Metodologia de Projeto
Itens Utilizados em Desenvolvimento de Projeto de Produto
A Nostalgia de Se Trabalhar Artesanalmente- Homework, A Tradição Resgatada Via Novo Design
A Teoria da Atividade como Abordagem para o Design de Produtos
Criatividade e Design
Critérios para Avaliação de um Design Industrial
Design, Ergonomia e Pesquisa-ação Experiência de articulação de metodologias aplicadas na concepção ergonômica de embarcações pesqueiras na perspectiva participativa
Discussões quanto ao uso da metodologia projetual no design de móveis
O projeto de produto fractal
"Ali pineapple is a prickle" um estudo da freqüência e seqüência de uso de componentes e sub-componentes no processo de desenho infantil
Como atrair usuários de automóvel para o transporte público?
Miscelânea
Semiótica em Design
Análise de Imagens: os cartazes da peça Pluft, o fantasminha
Como a semiótica discursiva leria um livro de poesias?
O estereótipo na imagem voltada para o público infantil
Os atributos semânticos no projeto do produto
Sign Design: semiótica aplicada ao design e design aplicado à semiótica
4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Feevale — Novo Hamburgo (RS)
Outubro/2000
Design Informacional
Hipergrama: um novo conceito na representação gráfica da informação / conhecimento
Resumo
Neste artigo é apresentado um modelo para representação gráfica da infonnação I conhecimento, designado como 'hipergraroa" que combina recursos gráficos c computacionais com diagramas e textos que podem ser disponibilizados em rede de computadores. Este modelo foi concebido baseado em conceitos da ergonomia cognitiva e em um estudo de caso relacionado com a atividade cognitiva na execução de manobras imprevistas e programadas para operar um sistema elétrico.
Representação gráfica, informação/conhecimento, ergonomia
Abstract
This article presents a modelo f graphicallrepresentati"on ofinformation I knowledge, named as "hipergrama", it's combíne graphics and computational re.fources with diagrams and texts thal could be available in nel computers. This model was based in cognílive ergonomics foundations artd a study case related wilh cognitive activity in the development of the supervision and contrai activity of lhe electrical system.
graphical representation,. information/knowledge, ergonomics
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