4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Design Gráfico

As múltiplas faces do Design

The multiple facets of Design

Resumo

Tendo como pano de fundo as dificuldades de comunicação c de produção de fotolitos no contato entre designer gráfico e bureau de fotolitos digitais, este trabalho busca levantar as questões comunicacionais e os esquemas de significação que permeiam esta relação. Por um lado percebeu-se, entre os designers entrevistados, o uso comum de um discurso afetivo, calcado na pessoalidade e, por outro lado, a existência de discursos e formas de interação distintos tanto com seu interlocutor quanto com seu objeto de trabalho, o que dificulta a busca por uma definição uniforme de Design.

Palavras-chave:

Design gráfico, bureau de fotolito digital, gêneros discursivos

Abstract

Having as a background the difficulties of communication and production of photolithographr, in the comact between lhe graphic designer and the digital photolithograph bureau, this work aim at raising the questions of communication as wei! as the scheme of meanings that intertwine this relationship. On one hand it was noticed, among the designers interviewed. the common usage of an a.ffectionate discourse based on a personal approach. On the other hand, the existence of diverse discourses and forms of interaction, both with the interfocutors and with their work object as well, witch difficulty a unique definition of Design.

Keywords:

Design, digital photolilhograph bureau, discursive types

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