4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Comunicação em Design

Possibilidades do discurso na imprensa comunitária

Speech possibilities in community press

Resumo

A imprensa comunitária ganha força no Brasil como elemento de comunicação entre pessoas que convivem em um mesmo espaço. Este trabalho pretende apresentar as formas pelas quais esse veículo de informação se desenvolve com um discurso que se apoia nos processos de comunicação e conhecimentos de design, envolvendo a percepção do leitor a que se quer atingir.

Palavras-chave:

Jornal, comunicação, comunidade

Abstract

The community press is gains strength in Brazil as a11 eleme/11 of communication among people living in the same environment. This work presents a shape in which the information develop as a speech based on communication processes and design knowledgement, involving the reader's perception you desire to achieve.

Keywords:

Newspaper, comunication, community

Referências bibliográficas

  • ALBERT, P. História da Imprensa. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
  • BUBER. Martin. Sobre Comunidade. Perspectiva, 1987.
  • D' ALLÉSSIO, Lucrécia Ferrara. Leitura sem palavras. 4.ed. São Paulo: Ática, 1997.
  • DINES, Alberto. O papel do jornal. 6.ed. São Paulo: Summus, 1996.
  • DEFLEUR, Melvin. Teorias da comunicação de massa. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
  • DONDIS, Donis A sintaxe da linguagem visual. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.
  • ERBOLA TO, Mário. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991.
  • HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Editora Nobel, 1986.
  • JAGUARIDE, Beatriz. Fins de século: cidade e cultura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
  • NOJIMA, V era Lúcia. Comunicação e leitura não verbal. ln: Formas do Design, por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB: PUC-RIO, 1999.
  • OSTOWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • PIGNATARI, Décio. Informação linguagem comunicação. l2.ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
  • SILVA, Rafael Sousa. O Planejamento Visual Gráfico na Comunicação Impressa. Summus, 1985.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é {e o que nunca foi} design gráfico. 2ª ed. Rio de Janeiro:2AB, 1998.