4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Design Gráfico

Comunicação Gráfica em Feiras Pernambucanas

Graphic Comunication in Street Markets of Pernambuco

Resumo

Através da vivência e posterior análise da comunicação gráfica utilizada como apoio à relação com o consumidor em feiras pernambucanas, este trabalho pretende criar um intercâmbio entre as linguagens universal e local, aproximando o projeto acadêmico, impregnado pelos softwares gráficos, à prática popular, essencialmente manual E intuitiva.

Palavras-chave:

:comunicação gráfica, feira, cultura popular.

Abstract

Thru the endure and /ater analysis o f the graphic communication utilized as support to the relationship with the consumer in street markets ojpernambuco, this work intends to create a interchange between universal and local languages, approaching the academic project, impregnated by graphic softwares, to the popular practice, essencialy manual and intuitive.

Keywords:

graphi comunication, street market, popular culture.

Referências bibliográficas

  • BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhja das Letras, 1989.
  • CANÊDO, Letícia B. A Revolução Industrial. São Paulo: Atual, 1994.
  • GARLAND, Ken. A word in your eye. Opinions, observations & conjectures on Design, from 1960 to the present. Reading: University of Reading I Department of Tipography & Graphic Commurucation, 1996.
  • KNOBLER, Natban. El Dialogo Visual. Introducción a la Apreciación dei Arte. Madrid: Aguilar, 1970.
  • LUYTEN, Joseph M. Sistemas de Comunicação Popular. São Paulo: Ática, 1988.
  • MOLLER-BROCKMANN, Josef. Sistemas de Retículas. Um manual para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 1982.
  • RAMONET, Ignacio. Geopolitica do Caos. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • REDIG, Joaquim. O Mestre Aloísio Magalhães. Rev. Design & Interiores, jan/fev, 1992.