4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Eco-Design

Construção do conhecimento em uma disciplina do curso de Design Industrial

Knowledge Construction in a Course within Industrial Design Major

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de experimento - criação de uma comunidade virtual de aprendizagem - com aluoos em fase de conclusão da graduação em Design industrial. O interesse da proposta está em cultivar a iniciativa e fomentar nos futuros profissionais hábitos de trabalho colaborativo. O objetivo é prepará-los para resolver problemas.

Palavras-chave:

ensino de Design, aprendizagem colaborativa. construção do conhecimento

Abstract

Thís is a proposal o f an experiment - the creation ofa virtual learning comunity for Industrial Design undergraduate students. The proposa1focuses on fomenting initiative and collaborative work among thefuture professionals. lts objective isto prepare them to solve problems.

Keywords:

Design teaching, collaborative learning, knowledge construction

Referências bibliográficas

  • BRASIL. Lei no 9394 de 20/1211996 - LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • BRASIL. Decreto n° 2494 de 10/02/1998. Regulamenta o art. 80 da LDB, n° 9394/96.
  • BRASIL. Decreto n° 2561 de 27/04/1998. Altera a redação dos art. 11 e 12 do Decreto nº 2494.
  • COUTO, R M. S., BOMFIM, G. A. CAUDURO, F. V. Algumas reflexões para implantação das diretrizes curriculares em bacharelados de Design. Anais do ENESD - Encontro Nacional de Ensino Superior de Design. Londrina, PR, 1999.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
  • DEMO, P. Questões para a teleducação.Petrópolis,RJ: Vozes, 1998.
  • FOSNOT, C. T. Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem. In: Fosnot, C. T. Construtivismo: teorias, perspectivas e prática. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.
  • GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1994.
  • GUEDES, M. H. L. As percepções de currículo. Estudos em Design, Rio de Janeiro, n° especial, maio 1997, p. 25-35.
  • LUCKESI, C. C. Prática docente e avaliação. Rio de Janeiro, RJ: ABT, 1990. Série Estudos e Pesquisas, 44.
  • PRATI, Keith, PALOFF, Rena M. Building Learning Communities in Cyberspace. Effective Strategícs for tbe Online Classroom. San Francisco: Jossey Bass, 1999
  • TIFFIN, Jobn & RAJASINGHAM, Lalita. In search ofthe Virtual Class. Education in an lnformation Society. London: Routledge, 1995.