4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Fundamentos Teóricos

A estética visual do palimpsesto no design pós-moderno

The visual aesthetic of the palimpsesto in postmodern design

Resumo

O design pós-moderno utiliza muitas vezes um estilo que lembra a estética visual do palimpsesto, pela sobreposição deliberada de várias camadas semi-transparentes de elementos visuais. A intenção dos designers parece ser a de querer pluralizar cada vez mais a leitura de suas peças, propondo a significação como um jogo de ilimitadas possibilidades.

Palavras-chave:

design gráfico, pós-modernismo, estética visual

Abstract

Postmodern design is increasingly cxploiting a visual aes:betic which remind us that o f palimpsests, when it uses severa! overlapping, semi-transparcnt layers ofbeterogencous visual signs in its layouts. The goal is o draw the viewer into a game of unlimited possibilities of signification which precludes tbe possibílity of "easy" readings.

Keywords:

graphic design, postmodernism, visual aesthetics

Referências bibliográficas

  • Cauduro, F V (1990) 'Semiotics and Design: For an intertextual.ized dialogical praxis', PhD thesis, Department of Typography & Graphic Communieation, University of Reading.
  • Cauduro, F V ( 1998) 'Desconstrução e Tipografia digital', in Revista Arcos, vol.1 nº 1, Rio de Janeiro: ESDl, 23-31.
  • Derrida, J (1967/1976) Of Grammatology, translated by Gayatri Spivak., Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press (First published in 1967 as De la Grammatologie, Paris: Les Éditions de Minuit).
  • Derrida, J (1967/1978) Writing and Dijference, translated by Alan Bass, London : Routledge & Kegan Paw.
  • Derrida, J (1972/1982) Margins of Philosophy, trunslated by Alan Bass, Chicago: Chicago University Press.
  • Freud, S (192511984) On Metapsychology: The Theory of Psycl!oanalysis. Beyond the Pleasure Principie, the Ego and the ld, and other works, The Pelican Freud Library, Vol II, trad. do alemão sob a supervisão de James Strachey, volume compilado e editado por Angola RicbllJ'ds, London: Penguin Books.
  • Harland, R (1987) Superstructuralism, New Accents, cd.T Hawkes, London: Methuen
  • Harvey, D (1989/1998) Condição pós-moderna, 1a. edição, trad. de Adail U. Sobral & Maria S. Gonçalves, São Paulo: Edições Loyola (publicado originalmente em inglês em 1989 como The Condition of Postmodernity: An Enquiry in to the Origins of Cultural Change por Basil Blackwell Ltd, Ox.ford, Englaod).
  • Jenks, C ( 1987) What is Post-Modernism?. 2nd ed., New York: St. Martin's Press.
  • Keep, C & MeLaughlin, T (1995) "The Mystic Writing Pad", in The Electronic Labyrinth, http://jeffcrson.village.virginia.edu/elab/hfl0257.html
  • Keep, C & McLaughlin, T ( 1995) "Palimpsest", in The Electronic Labyrinth, http ://j effersoo. village. virginia.edulelablhtl 0243 .html
  • Levick, M & Young, S (1988) The Big Picture: Murais of Los Angeles, London: Thames and Hudson.
  • Lippard, L R (1966) Pop Art (with contributions by Lawrcnee Alloway, Nancy Manner and Nicolas Cals), New York: Frederick A. Praeger.
  • Lovejoy, M (1997) Postmodem currents: art and artists in the age of e/ectronic media, 2nd cdition, Upper Saddle Ri ver, New Jersey: Prentice Hall.
  • Lupton, Ellen, & Miller, J. Abbott (1996) Design Writing Research: Wriling on Graphic Design, New York: Princeton Arehitectural Press.
  • Martins, Wilson (1996) A palavra escrita: História do livro, da imprensa e da biblioteca. Com um capitulo referente à propriedade literária, 2a. edição, V oi. 49, São Paulo: Editora Ática.
  • Quinion, M B (1998) "Palimpsest'', in Weird Words, http:/fquinion.com/words/weirdwords/ww-pall.htm.