4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Design de Interiores

O Ensino Superior de Design de Interiores

The Teaching of Interior Design

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino superior de Design de Interiores. Objetiva contribuir para a formação do profissional dessa área. Professores c cursos do Rio de Janeiro formaram o campo de observação. Foi realizada uma análise da qualificação acadêmica na área. Analisou-se a interseção da arquitetura/design através de aspectos históricos, conceituais, profissionais e acadêmicos do ensino de Design de Interiores. Foram fe itas entrevistas com informantes qual.ificados.

Palavras-chave:

design, ensino e pesquisa em design, design de interiores

Abstract

This work presents lhe results o f a research on the teaching of Interior Design ar Universities. lt aims to contributefor the proflciency in lhis area.Teachers and courses in Rio de Janeiro conslituted the observalion are a. An analysis o f lhe academic qualificalion in the fleld was ma de. lt was ais o analysed the intersection o f arquirecture/design through the historical, conceptional, profissional and academic aspect of the teaching of Interior Design. These questions were also discussed with qualijied informants.

Keywords:

design, teaching and research in design, interior design

Referências bibliográficas

  • BONFIM, Gustavo Amarante. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design. Rio de Janeiro. V. V, n2.1997. pp 27 - 41.
  • BONFIM, Gustavo Amarante. Atualidade do Currículo Mínimo de Desenho Industrial: considerações para reflexão. Estudos em Design Rio de Janeiro. Fórum de Dirigentes - Número especial, 1997. pp 17-23.
  • BONSIEPE, Gui. Teoria y Prática del Diseño Industrial. Barcelona, Gili, 1975.
  • CARDOSO, Vânia Maria Batalha e MORAES, Anamaria de. Ergonomia Hospitalar e as Dificuldades de Pacientes Hospitalizados. Anais do P&D Design 98- 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, PUC Rio. AenD-BR - Estudos em Design. V .2 ( out), 1998. p. 937 - 946.
  • CAVALCANTI, Lauro. 25 anos de Arquitetura: o Brasil revisitado por Le Corbusier. Rio de Janeiro. in: Revista Escritório, Escriba. 1987. pp 11 - 15.
  • COLONETTl, Aldo. Profund and Apparent: The Home ofthe Future. ln: Revista ICSIDnews. fev. 1999.
  • COUTO Rita Maria de Souza. Pequena digressão sobre a natureza do design. Estudos em Design. Rio de Janeiro. V. fV, n.2. 1996. pp 11 - 20.
  • COUTO, Rita Maria de Souza. Pós-Graduação em Design no Brasil. Fórum de Dirigentes - Estudos em Design. Rio de Janeiro. número especial 1997. pp 37- 49.
  • DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio cientifico e educativo. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1996. 120 p.
  • FARBIARZ, Alexandre. Sobre Universidade, Mercado, Designer e novas Tecnologias. Estudos em Design. Rio de Janeiro. V. VT, 1998. pp 89 - 103.
  • FERREIRA, Mario S. e RIGHI, Carlos A. Ramirez. O Ambiente Construído e a Terceira Revolução Industrial: A Busca do Novo Paradigma na Relação Habitat-Objeto. Anais P&D Design 98 - 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, PUC- Rio . AendBR Estudos em Design V.2 (out), 1998. p. 506 - 512.
  • FREITAS, Sydney Fernandes de. A influência de Tradições Acrílicas no Processo de Estruturação do Ensino/Pesquisa de Design. Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ,1999. 429 p
  • FREITAS, Sydney Fernandes de/ e SOARES, Flávia. A Influência do Processo de Capacitação Docente na Produção de conhecimentos em Design. Anais P&D Design 98 - 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, PUC-Rio. Aend- BR Estudos em Design V. I (out),1998. p.234 - 243.
  • FRANDSEN, Marianne. Trends in Design Furnilure. ln: Revista lCSIDnews. Fev. 1999.
  • GROPTUS, Walter. Bauhaus: Nova Arquiletura. São Paulo: Debates - Perspectiva, 1969.
  • GUlLHERMO, Álvaro. Associação de Ensino de Design: História e Futuro - da ABED à AENDBR. Estudos em Design. Rio de Janeiro. v.1, n.l. 1993.
  • GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. NEITA~­ClENTEC. - Comunicações. Estudos em Design. Rio de Janeiro. Yol.Ill, n.l. 1995. pp 129 - 131.
  • MAGALHÃES, Claudio. Design Estratégico: integração e ação do design industrial. Estudos em Design. Rio de Janeiro. Vol.Ill, n.l. 1995.
  • MENEZES, João Bezerra de. Uma proposta de metodologia para arranjo e dimensionamento das estações de trabalho. Rio de Janeiro, COPPE/UFJU, 1976. Tese de M.Sc. 168 p.
  • MORAES(a), Dijon. Limites do design. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
  • MORAES(b), Anamaria de. Design de Interiores: Conforto, Saúde e Segurança, no Ambiente Construído. Anais do llI Encontro Nacional e rEncontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído. ANT AL, 1995. pp - 779.
  • MORAES(b), Anamaria de. Algumas estratégias para a implementação da pesquisa em Design considerando sua importância para a consolidação do ensino de Design. Estudos em Design. Rio de Janeiro. Fórum de Dirigentes Número especial, 1997. pp 51 -73.
  • MORAES(b), Anamaria de. Diagnóstico ergonômico do processo comunicacional do sistema homem-máquina de transcrição de dados: posto de trabalho do digitador em terminais informatizados de entrada de dados. Rio de Janeiro, rBICT/ ECO/ UFRJ, Ph.D., 1992.
  • MORAES(b), Anamaria de. O projeto ergonômico de espaços de trabalho: exemplos de estações de trabalho informatizadas. ANTACI SOBRAC/ABERGO.
  • NIEMEYER, Lucy. Desenvolvimento e Modernismo: implicações para o ensino de design na ESDI. Estudos em Design. Rio de Janeiro. Vol.III, n.l. 1995. pp 69 - 77.
  • NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de janeiro: 2AB - série design, 1998.
  • NOJIMA, Vera Lucia Moreira dos Santos. O papel da Universidade na conquista da interdependência. Estudos em Design. Rio de Janeiro. V. V, n2. 1997. pp 53 - 74.
  • PEVSNER, Nicolaus. Origens da arquitetura moderna e o design. São Paulo: Martins Fontes,1981.
  • PHEASANT, Stephen. Bodyspace: antthropometry, ergonomics and design. London, Taylor e Francis, 1986. 275 p.
  • SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. Tomás Maldonado: uma (re)visita. Estudos em Design. Rio de Janeiro. v.2, n.l. 1994. pp 29-34.
  • SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. Notas para uma história do design. Rio de Janeiro: 2AB- série design, 1998.
  • TRÓIA, Eduardo de Carvalho. O Ensino do Design de Interiores: Uma exigência para o aprimoramento da qualidade do Desenhista Industrial. Anais do P&D Design - 98 - 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, PUC - Rio. AenDBR Estudos em Design. Rio de Janeiro .V .1 ( out), 1998. P. 143- 153
  • VAN CAMP, Freddy. Áreas de Atuação Profzssional do Designer, uma tentativa de classificação. Anais P&D Design 98- 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, PUC-Rio. AendBR- Estudos em Design V.l(out),l998.p. 307 - 315.
  • WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.