4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

Uma Proposta de Metodologia de Projeto para Uso em Cursos de Design

A Project Methodology Developed to be Used on Design Courses

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de propor uma metodologia projetual para uso em cursos de design com base na experiência de professor titular da disciplina em duas Universidades de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Metodologia de Projero, Ensino de Design, Ferramentas de Projeto

Abstract

This work objetiveis to propose a Project Methodology developed specially for design courses.

Keywords:

Project Methodology, Design Teaching, Project Tools

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo, Edgard Blücher, 1998.
  • BERSEN, J. ct al. Design Management in Practice. Copenhague, Danish Design Council, 1987.
  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para Desenvolvimento de Projetos. João Pessoa, Editora Universitária: UFPB, 1995.
  • CHERMA YEFF, Ivan. Criatividade e Edição na Era da Tecnologia. Projeto Design, n.º 200,setembro 1996.
  • EUREKA, W.E. & RY AN, N.E. QFD - Perspectivas Gerenciais do Desdobramento da Função Qualidade. Rio de Janeiro, Ed. Qualitymark, 1993. HARRlNGTON, H.J. Total Improvement Management. New York, Me Graw Hill, 1995.
  • JURAN, J.M. A Qualidade desde o Projeto. Novos Passos para o Planejamento da Qualidade em Produtos e Serviços. São Paulo, Ed. Pioneira, 1992.
  • MAGALHÃES, C. F. Design Estratégico- Interação e Ação do Design Industrial Dentro da Empresa. Rio de Janeiro, Tese de MSc. COPPFIUFRJ, 1994.
  • MEDEIROS, E.N. Análise de Aspectos do Gerenciamento do Design em Processos de Modernização Tecnológica, sob Enfoque Ergonômico. Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, COPPEIUFRJ, 1995.
  • PUGH, Stuan. Total Design. Wokingbam, AddisonWeslcy, 1996.
  • SANTOS, Flávio A.N.V. dos. Design: Um Diferencial de Qualidade-Desenvolvendo o Processo de Design sob o Enfoque da Qualidade.Rio de Janeiro, Tese de M.Se. COPPEIUFRJ,1998.