4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

Historinha para reflexão do design em idades diferentes

A tale to rejlect about design in dijferent ages

Resumo

A partir de uma historinha a respeito da coostruçào da linguagem verbal como paradigma de linguagem, são levantadas duas questões para reflexão e análise a respeito do papel e da fonnação do designer gráfico.

Palavras-chave:

linguagem visual; linguagem verbal; ensino

Abstract

Considering a tale on how the paradigm of verbal language is stablished, two issues on the role and on the formation of Graphic Designers are discussed.

Keywords:

visual language; verbal language; education

Referências bibliográficas

  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Algumas considerações sobre teoria e pedagogia do design. Estudos em Design, V oi. VU, n. 2, Rio de Janeiro, 1999, p. 23-39.
  • BONICCI, Peter. Visual Language: the hidden mcdium of communication. RotoVision, 1999.
  • BURATIO, Ana Luiza Oliva, DANTAS, Maria Rita Coelho e SOUZA, Maria Thereza. A direção do olhar do adolescente: focalizando a escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • DONIS, Dondis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1973.
  • FREITAS, Sydney. A influência de tradições acrílicas no processo de estruturação do ensino/pesquisa de design. Rio de Janeiro, 1999. Dissertação (Doutorado em Ciências em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE-UFRJ.
  • KRESS, Gunther Kress e V AN LEEUWEN, Theo. Reading Jmages. Londres: Routledge, 1998.
  • NIEMEYER. Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] Design Gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.
  • VlLLAS-BOAS, André. Utopia e Disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • VILLAS-BOAS, André. Historinha para reflexão do design em sociedades excludentes. ln.: Anais do P&D Design 98, Rio de Janeiro, Aend-BR, v.l, 1998, p. 245-254.
  • WILDE, Richards e WILDE, Judith. Visual Literacy. Nova York: Watson-Guptill, 1991.