4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

Um Projeto para o Ensino de Graduação em Design

A Project for the Undergraduate Teaching Design

Resumo

Numa renovada visão pedagógica, centrada no resgate de conteúdos que promovam a sensibilidade estética e a criatividade e, na interdisciplinaridade da atividade projetual, incluindo todas suas áreas de conhecimento, esta proposta expressa, de forma concreta, uma concepção alternativa para o ensino do design. Essa integração propiciará profissionais mais criativos, críticos e conscientes das mudanças sociais e das novas tecnologias, habilitados à atender as necessidades humanas. O projeto aqui apresentado não é definitivo: entretanto encerra preceitos reflexivos fundamentais que podem subsidiar outros estudos para o ensino do Design, considerando o contexto atual.

Palavras-chave:

ensino, graduação, design

Abstract

In a renewed pedagogical approach, centred in the searchfor the contents which promote the aesthetic sensibility and criativity, and, considering the interdisciplinarity ofthe project activity, including ali its knowledge fields, this proposition expresses, concretely, an alterna tive conceptionfor the teaching ofdesign. This integration wi/1 provide more creative, criticai professionals, aware ofthe social changes and ojthe new technologies, thus being able ofmeeting the human needs. The project, here presented, is not definitive; however it comprises fundamental rejlective concepts which may subsidize other projects.for the teaching o.f Design, if one considers the present context.

Keywords:

teaching, undergraduate, design

Referências bibliográficas

-