4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ensino e Pesquisa

Uma questão discente

A student matter

Resumo

Embora a definição de design tenha sempre sido um tema amplamente abordado e discutido por pesquisadores, professores e profissionais, pouco se sabe como pensa o aluno de dcsign que e como ele expressa o conceito da sua profissão. Este trabalho é a introdução de uma pesquisa que está sendo realizada a partir desse tema, que irá verificar com o aluno formando conceitua o design e quais os fatores que influenciam na construção dessa conceituação.

Palavras-chave:

alunos de Design, conceito de design, ensino de Design

Abstract

Although tire definition of Design has always been widely discr1ssed by researclrers, teachers and professionals, very little is known about how stlldents think and express tirei r own profession. This paper is an introduction to a research on that issue which is verifying kow students define Design and what factors influence on the construction of their concepts.

Keywords:

Students of Design, Design concept, Design education

Referências bibliográficas

  • BASTOS, Cleverson e KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender. Petrópolis: Vozes, 1997. 104 p.
  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Desenho Industrial: Proposta para reformulação do Currículo Mínimo. Rio de Janeiro: Tese de Mestrado, Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ, 1978.
  • COUTO, Rita Maria de Souza. Pequena digressão sobre a natureza do design. In: Estudos em Design., v. IV, n. 2. Rio de Janeiro, 1996.
  • FREITAS, Sydney. A influência de tradições acrílicas no processo de estruturação do ensino/pesquisa de design. Rio de Janeiro, 1999. Dissertação (Doutorado em Ciências em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE-UFRJ.
  • MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
  • MENDONÇA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos: uma questão de interdisciplinaridade. Petrópolis: Vozes, 1994. 279 p.
  • NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 126 p.
  • RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986. 144p.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico: The dub remix. Rio de Janeiro: 2AB, 1999. 84 p.
  • WITTER., Geraldina Porto. Desenho industrial: uma perspectiva educacional. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 1985. 130 p.