4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Ergonomia Informacional

Legibilidade e visibilidade: um experimento com cartões de visita

Legibility and legibility: an experiment using business cards

Resumo

Uma pesquisa experimental foi realizada com a finalidade de testar a legibilidade e a visibilidade dos cartões de visita, usando a cor como único parâmetro de diferenciação. No teste piloto realizado foram apresentados 12 cartões aos sujeitos e seu resultado demonstra que a preferência dos testados se dá para aquelas combinações de melhor contraste entre figura e fundo.

Palavras-chave:

legibilidade, ergonomia informacional, cartões de visita

Abstract

An experimental research was conducted aims at testing :h e legibility and visibility ofbusiness cards, which the colou r was lhe only parameler of dislinczion. In pre-lest 12 business cards were shown to lhe subjecls and lhe results show that the preference relies on better combinalions between background and text.

Keywords:

legibility, informational ergonomics, business cards

Referências bibliográficas

-