4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Feevale — Novo Hamburgo (RS)

Outubro/2000

Design Gráfico

Design e computação gráfica: a prática pedagógica na produção de projetos

Resumo

Este artigo procura fazer reflexões sobre a influência do uso da computação gráfica no ensino de programação visual, através da observação das modificações na prática pedagógica das disciplinas de projeto. Baseia-se em depoimentos de docentes analisados à luz de diversos autores, criando um quadro do ensino de dcsign diante das transformações tecnológicas e demonstrando a necessidade de projetos pedagógicos que ooneiem o ensino para a superação da reprodução.

Palavras-chave:

ensino de design, programação visual, computação gráfica

Abstract

This paper intends to do some rejlections about the injluence ofthe usage ofcomputer graphics in teaching visual programming using for that observations o.fthe changes in pedagogic practices Q{the project discípline. They are based in teachers testimony and analyzed throughout the work o.fmany authors, creating a de.sign teaching time based on technological transformar íon e showing the need o .f pedagogical project to guide the teaching to overcame the reproduction.

Keywords:

design teaching, visual programming, computer graphics

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