3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)
Novembro/1998
Iniciais
Sumário
Conferências
Research and Development in Information Design
Design, Advanced Planning and Product Development
The Touchpad- Experiences with a Study on User Comfort and Performance
Fitness for Purpose in Multimedia Applications
The Multiple Tasks of Design Research
Seções especiais
I. A dialética entre mimese e poiesis na produção social de imagens e valores estéticos agregados
II. Designers das pranchetas eletrônicas: afinal, o que mudou com o computador?
III. Ergonomia e Usabilidade: Interação Homem-computador
Ergonomia e Interação Homem-Computador, Usabilidade de Interfaces: A Construção de uma Linha de Pesquisa
Abordagem Ergonômica para o Design de Sistemas Interativos
Estudo de HCI em planta petroquímica
A Cognição Humana e o Processo de Navegação em Sistemas Hipertextuais
IV. A ergonomia em ambiente hospitalar - o design integrado da organização, o suporte informático e os intrumentos de trabalho
Uma Contribuição da Ergonomia Cognitiva em Projetos de Sistemas Informáticos
O Dimensionamento de efetivos de enfermagem através da Análise Ergonômica do Trabalho
A Ergonomia e o Projeto de Estações de Trabalho- Um Estudo de Caso no Hospital Universitário do Fundão/UFRJ
O Equipamento para a Saúde, a Ergonomia de Concepção e o Design Industrial
Sessões técnicas
I. Design, Ensino, Formação, educação
O lúdico, as Formas na Amarelinha e o Design
Arte e design: uma proposta educacional
Experimento com o Ensino de Design no Primeiro Grau
O Ensino do Design de Interiores - Uma exigência para o aprimoramento da qualidade do Desenhista Industrial
Design & Ergonomia: aplicação de conceitos ou conceitos de aplicação?
Forma e Significação: uma proposta de exercício
Semiótica para Cursos de Design
Um esboço preliminar para um hipotético modelo pedagógico
O Design do Designer
Veículos Movidos à Propulsão Humana como tema para uma estratégia pedagógica objetivando o desenvolvimento da capacidade de gerenciamento e de trabalho em equipe.
II. Pesquisa em Design
Uma Introdução à Pesquisa dos Problemas Relacionados com o Desenho da Cultura Material
A Contribuição da Pesquisa em Ergonomia para a Pesquisa em Design
Pesquisa em Programas de Pós-Graduação em Design: "Livre pensar, é só pensar"
A Influência do Processo de Capacitação Docente na Produção de Conhecimentos em Desigo
III. Teoria do Design
Historinha para reflexão do design em sociedades excludentes
As Novas Subjetividades: os discursos da diferença
A Forma nos Seres Vivos. Ou seja por que as coisa ficam de pé?
Design e pensamento ético
Desenho Industrial e racionalidade. .. ou tudo vale a pena, se alma é pequena.
Noção de Bem e Industrialismo
Considerações sobre o Imaginário Social e Design
Áreas de Atuação Profissional do Designer, uma tentativa de classificação
IV. História do Design
V. Design e Metodologia
Possibilidades apresentadas pela pesquisa-ação na perspectiva de resolução de problemas situados em design
O uso de modelos tridimensionais no desenvolvimento de projetos
Novas diretrizes para o design industrial
A usabilidade como ferramenta para melhorar a qualidade dos produtos
Evolução das metodologias de projeto
Desenho industrial, arquitetura: processos de projeto
O ensino de metodologia de projeto no curso de design da UNIVALI
O conhecer e a prática do design
VI. Design do Produto
O Projeto e a Diferenciação de Produtos
Proposta de Mobiliário Urbano para o Centro Histórico de Laguna
Análise Comparativa de Telefones Públicos em Belo Horizonte, Curitiba e Salvador
Design, Fator de Configuração do Entorno
Design de um Equipamento de Leitura de Código de Barras
A Irmandade da Boa Morte - suas jóias - um redesign
A Produção Joalheira no Brasil e o Design
A reestruturação Postural como elemento de Projeto de Produto: A Profilaxia como Objetivo
Design Conceitual de um Sistema Expositor para o Projeto Social "Arte de Ser"
Móvel Unilabor: motivação e sistemática da produção de móveis modernos numa comunidade operária em São Paulo (1954-67)
Cadeira de Posicionamento "UNIVERSITAS FACTI" para tratamento fisioterapêutico
O AMBIENTE CONSTRUIDO E A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A Busca do Novo Paradigma na Relação Habitat-Objeto
RELAÇÕES ENTRE CULTURAS E PRODUTOS EM UM AMBIENTE GLOBALIZADO
Design de Produtos: Reavaliando os Objetivos
VII. Design Gráfico
O meio tecnológico de produção gráfica na relação Designer/Universidade/lndústria Gráfica
Um Novo Sistema de Sinalização Para a Universidade Federal de Santa Maria, RS
A Modernidade e suas Formas Gráficas de Representação
subcultura
Coca-Cola na Arte e no Design
X-design, ou A periferia no poder
O Design do Livro de Histórias Infantis, As Edições Globalizadas e a Narratividade
VIII. Design Gráfico: Tipografia
IX. Design Visual, Digital, Audiovisual
Longa Jornada Mina Adentro
OLHAR O TEMPO
O Storyboard como Ferramenta Estratégica na Otimização da Produção na Indústria Cinematográfica - Vítimas da Solidão - um Estudo de Caso
X. Design de Interfaces, Web Design
Designing hypermedia: teorias narrativas no contexto cognitivo
Algumas Retlexões sobre Design, Internet e Cotidiano: Novos Tempos, Novas Atitudes, Antigas Práticas Projetuais
Uso da World Wide Web por Pessoas Semi-Analfabetas
XI. Gestão do Design
O papel do design quanto à inovação tecnológica
Inovação Técnica em Microunidades de Produção
A Especificação do Design e sua Importância para a Eficiência do Processo de Design dentro da Empresa
O Design e as Organizações em um Ambiente de Novos Paradigmas
"Análise Mercadológica de um Veículo Experimental com Vocação Urbana"
Utilização do QFD para Orientação no Processo de Compra de Produtos
XII. Design, Tecnologia, Materiais
A utilização da Fibra de Côco na Indústria Automobilística
Plásticos: do Material ao Produto
A Fibra da Bananeira como Matéria Prima no Design
XIII. Ecodesign
As várias vidas dos produtos, materiais e embalagens na cultura material da sociedade de consumo ao homeless
O Contexto do Ecodesign
Eco-Design e Designações Similares: diferenças e aproximações
Eco-Design: interfaces, realidade e mitos
XIV. Design Urbano
O Espaço Urbano: Reflexos no Design
O Lógico e o Psicológico no Desenho da Cidade
Praça da Sé, Cidade de São Paulo - uma experiência de leitura do espaço urbano
Considerações sobre a utopia em projetos urbanos e sobre o projeto de Belo Horizonte
XV. Ergonomia do Produto
A Ergonomia e a Modelagem de Produtos e Estações de Trabalho com apoio no Homem Virtual
Ergonomia, Conforto e Design no Calçado Feminino
A Carteira da Pré-escola como Objeto de Desenvolvimento da Educação Infantil: uma Contribuição do Design e da Ergonomia
XVI. Ergonomia e Interação Homem-computador
Desorientação versus Apresentação do Sistema de Navegação: uma Avaliação de Sistemas de Navegação por Usuários de Hipertextos
Avaliação da Interface Gráfica com o Usuário de um Sistema Operacional de 32 bits segundo a Facilidade de Aprendizado
Guia de Estilos para Sistemas de Informações em Ciência e Tecnologia via Web
OS SABERES DOS OPERADORES DE CAD NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
Cognição, Modelos Mentais e Teoria do Conhecimento: Notas para um Estudo das Representações Mentais dos Usuários de Computadores.
Análise da Interface Homem-Computador: Decodificação e Pregnância de Ícones do Sistema Operacional Microsoft Windows
XVII. Ergonomia de Sistemas
Fordismo & Toyotismo - uma visão comparativa
Apreciação Ergonômica da Estação de trabalho dos Cirurgiões Eletivos Torácico e Abdominal
Ergonomia Hospitalar e as Dificuldades de Pacientes Hospitalizados
Intervenção Macroergonômica: um Caso Prático
XVIII. Ergonomia Ambiental
Aplicativo MEGA: Método Para Avaliação De Fatores Determinantes No Posicionamento De Usuários Em Abrigos De Ônibus
Deslocamento de Pedestres no Ambiente Urbano de Alfenas
Painéis de mensagem variável e o papel do ergodesigner
Posters
Construção de uma revista eletrônica: um estudo de caso usando a metodologia MAD (Método Analítico de Descrição)
CHECKLIST E BRIEFING
Estudo Ergonômico e Design do Ônibus Urbano
Laboratório Modular para Pesquisa de Campo
Estudo de Interação Homem-Computador: Apreciação e Avaliação Ergonômica da Interface do processador de textos Microsoft Word (HCI-WORD)
Análise Ergonômica da Tarefa do Olericultor
O Design Social fora dos limites da PUC-Rio
Refletindo sobre Design, Qualidade e Formação/Atuação Profissional
Design para a educação ambiental- um caminho metodológico
Tecnologia e Design Alternativos Do Design Convencional para o Design Alternativo Três estudos de caso
Controle de Qualidade no Processo de Reciclagem de Pneus
Anais 3º P&D Design 98 vol. 1
Anais 3º P&D Design 98 vol. 2
Índice remissivo de autores
3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)
Novembro/1998
Conferências
The Touchpad- Experiences with a Study on User Comfort and Performance
Resumo
The user study on the touchpad,. a novel tablet technology input device, was designed to investigate the impact ofthe use of the device on the biomechanicalload and postural comfort of the users. The study has demonstrated bright future prospects for this technology which go well beyond the fields of application for which the device was originally designed.
In a one day test, the subjects, experienced Macintosh users, performed tests and worked on tasks, using a portable computer, that were organized to resemble normal office tasks and measure performance. The tasks included intensive use ofthe keyboard. The reason for this was to investigate the intermittent use ofboth devices.
The performance was measured by text editing tasks and eight Fitts's Tests with two leveis of difficulty. The biomechanicalload was measured and evaluated by means ofEMG and postural (motion) analyses. General comfort and postural comfort was evaluated with questionruiires.
The analyses of the EMG-measurements yielded no indication of progressive fatigue or increased muscular load from one session to the next. On the contrary, the recorded EMG-levels showed a decrease in muscular activity. The postural analyses indicated that undue deviation, extension, or flexion ofthe hands, which may cause discomfort, generally did not occur. The average values were within the limits given by the physiology ofthe human arm. However, personal preferences for the arm posture were highly different.
When performing the text editing task with the touchpad during the training session, the subjects had already achieved a performance equivalent to 65% of mouse performance. A performance of more than 9()0/o was achieved ~r two hours and 100% in the fi:fth hour session. This means that the learning period for such tasks will in practice be accomplished within one working day. The average performance achieved with the touchpad for the eight tasks with Fitts' s Test, during the last session, was lower than that with the mouse, but the difference was not statistically significant.
The results ofthis study indicated that the touchpad can be used for everyday tasks without causing postural discomfort or fatigue. In some respects, this device may even be preferable to the mouse, ifthe users can achieve the same levei ofperformance.
The precision with which the market success ofthe device was forecasted is a convincing prooffor the value of ergonomic studies in general.
Referências bibliográficas
Greenstein, J.S.: Pointing Devices, in: Helander, M.; Landauer, T.K.; Prabhu, P.: Handbook of Human Computer Interaction, North-Holland, 1997
Karlqvist. L.: Variation in upper limb posture and movement during word processing with and without mouse use, ERGONOMICS, 1994, Vol. 37, No. 7, 1261-1267
Karwowski, W.; Ray, E.; Salvendy, G.; Noland, S.: The effects of computer interface design on human postUral dynamics, ERGONOMICS, 1994, Vol. 37, No. 4, 703-724