3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

Arte e design: uma proposta educacional

Art and design: an educational proposal

Resumo

No mundo atual, observa-se uma constante exploração da linguagem visual. Isto gera a necessidade de uma educação que desperte a atenção dos alunos para a multiplicidade das formas visuais que compõem o nosso meio. Acreditamos que isto poderá ocorrer, nas aulas de arte, através da introdução dos princípios de design para os alunos dos níveis fUndamental e médio.

Palavras-chave:

Design, arte, educação

Abstract

Today there 's a constant exploration ofvisuallanguage. This creates a need to educate, that stimulates students attention to the multiplicity of visual forms that surround our environment. We believe this can happen in art classes through the introduction of design principais to beginner and middle levei students.

Keywords:

Design, art, education

Referências bibliográficas

  • Anais do Primeiro Seminário Nacional Sobre o Papel da Arte no Processo de Socialização e Educação da Criança e do Jovem.Arte na Escola. - São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 1995.
  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual - São Paulo: Edusp, 1980.
  • AZEVEDO, Wilton. O que é Design. - São Paulo: Brasiliense, 1988.(Coleção Primeiros Passos).
  • AZEVEDO, Wilton. Os signos do design- São Paulo: Global, 1996. (Coleção Contato Imediato).
  • BARBOSA, Ana Mae - Rocco, Edwin Parra - Azevedo, Fernando Antônio- Penna, MauraPimentel, Lúcia Gouvêa. Som Gesto Forma e Cor - Dimensões da Arte e seu Ensino.: Editora c/ Arte, 1995.
  • BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte - Anos 80 e novos tempos - São Paulo: Perspectiva, 1994.
  • BARRET, Maurice. Educação em Arte - Lisboa - Portugal- Editorial Presença (Coleção Dimensões), 1982.
  • BRONOWSKI, Jacob. Arte e Conhecimento: Ver, imaginar, criar- Livraria Martins Fontes, 1983.
  • DORFLES,Gillo. O design industrial e a sua estética.- Livraria Martins Fontes, (Coleção Dimensões)
  • FISHER, Emst. A necessidade da Arte -Rio de Janeiro - RJ Editora Guanabara, 1987.
  • FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro. CaosEspaço - Educação- São Paulo-SP : Annablume, 1994.(Selo Universidade. Educação; 21)
  • FREIRE, Paulo .Pedagogia da Auto1Wmia - Saberes necessários à prática educativa -São Paulo: Paz e Terra, 1996.(Coleção Leitura)
  • FUSARI, Maria F. de Rezende.Ferraz, Maria Heloísa C. de T. Arte na Educação EscolarSão Paulo :Cortez, 1993. (Série Formação Geral)
  • HERLING, André.Yajima, Eiji. Desenho Educação Artística - ffiEP (Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas) s.d.
  • HUBEL, Vello.Lussow, Diedra Burandt. Focus on Designing.- Canadian Cataloguing in Publication Data - McGraw- Hill Ryerson Limited, 1984.
  • LOWENFELD, Viktor. Desenvolvimento da capacidade criadora.- São Paulo:. Mestre Jou, 1947.
  • MARCHESI Júnior, Isaías. Atividades de Educação Artística - 1 o. Grau Volume 4 : Ática, 1991.
  • MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO - Secretaria de Tecnologia Industrial - Fundação da Tecnologia Industrial - Grupo de Desenho Industrial.Desenho Industrial e Desenvolvimento de Produtos:estudos dos casos-Projeto desenvolvimento de Tecnologia em Desenho Industrial. s.d. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - Secretaria do Ensino Fundamental- SEF -Parâmetros Curriculares Nacionais (Arte): Brasília, 1997.
  • MUNARI, Bruno. A arte como oficio.- Lisboa Portugal- Editorial Presença - s. d.
  • MUNARI, Bruno. Bruno Artista e Designer - Lisboa Portugal- Editorial Presença, 1983.
  • MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. São Paulo: Arte e Comunicação, 1981. (Edições 70)
  • PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise.- São Paulo: Perspectiva, 1975. PILAR, Analice Dutra. Desenho e Construção de Conhecimento na Criança. - Porto AlegreRS: Artes Médicas, 1996.
  • PORCHER Louis. Educação Artística: Luxo ou Necessidade?- São Paulo: Summus Editorial, 1982.