3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

O lúdico, as Formas na Amarelinha e o Design

Games, Shapes of Hopscotch and Design

Resumo

Chaves para o entendimento da relação entre o lúdico e o design, a partir de reflexão sobre o jogo da amarelinha, numa perspectiva antropológica. Foram analisadas diversas variantes da brincadeira, identificando-se os seguintes padrões de traçado: árvore, escada, matriz, caracol, quadra e roda.

Palavras-chave:

Lúdico, Amarelinha,Design

Abstract

Keys to an understanding ofthe relationship between gomes and design, based on rejlection ofthe hopscotch game in an antropological perspective. Diverse variants o f the game were analysed, identifying the following path patterns: tree, ladder, matrix, spiral, rectangle and wheel.

Keywords:

Gomes, Hopscotch, Design

Referências bibliográficas

  • CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo, Melhoramentos, 1970. p.7- 6.
  • HUIZINGA, Johan. Homo-ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971. p. 9-13.
  • MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Amarelinhas: traçado e movimento. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, em agosto de 1997.
  • SELBY,M. J. Earth:S changing surface: an introduction to geomorlhology. Oxford: University Press, 1987. p. 300-302.