3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

VII. Design Gráfico

A Modernidade e suas Formas Gráficas de Representação

The Modernity and yours Graphics Fonns of Representation

Resumo

Este artigo se refere a análise da linguagem visual impressa nas capas de dois periódicos produzidos no Brasil em 1922: a revista Klaxon editada em São Paulo, com o objetivo de dar continuidade às idéias lançadas pela Semana de Arte Moderna e a revista A Exposição de 1922, órgão oficial de divulgação da Exposição do Centenário da Independência, editada no Rio de Janeiro. Esta análise demonstra a influência do imaginário social na produção desses projetos gráficos, e como esses imaginários geraram linguagens distintas com o intuito de expressar o mesmo conceito: modernidade.

Palavras-chave:

Modemity, Social Imaginary, Graphic Design

Abstract

This study makes reference to visual language analysis, published on the covers o f two magazines produced in Brazi/ in 1922: the Klaxon magazine, published in São Paulo, with the aim ofgoing on with the ideas which are originated through Week ofModern Art, and The Exhihition of 1922 magazine, the official pub/ication organ ofthe Centenarian Jndependence Exhibition, published in Rio de Janeiro. This analysis reveals the social imaginary influence in these graphic projects, and how this imaginaries produced distincts çanguages with intention to express the same concept: modernity.

Keywords:

Modemity, Social Imaginary, Graphic Design

Referências bibliográficas

  • ANDRADE, Mario de, Falando de Festa. In Revista Festa, n° 6, (março) 1928. s/ pag.

  • CARVALHO, José Murilo de, A Formação das Almas. O imaginário da república no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1990 pp.75-96

  • GOMBRICH, E.H., Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo, Martins Fontes, 1986, p.96

  • HOLLIS, Richard, Graphic Design. A concise history. New York, Thames and Hudson, 1994. 224p.

  • NAVES, Rodrigo, A forma dificil. Rio de Janeiro, Artes e Letras, 1996 pp.41-128

  • PONTUAL, Roberto, Entre dois séculos: arte brasileira do século XX" na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro, Jornal do Brasil, 1987. pp.35-39

  • SEVCENKO, Nicolau, Orfeu Extático na Metrópole. São Paulo sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. 390p.