3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

VII. Design Gráfico

O meio tecnológico de produção gráfica na relação Designer/Universidade/lndústria Gráfica

The technologic area in the graphic production in the relationship Designer/University/Graphic lndustry

Resumo

Tendo como ponto de partida a inserção das novas ferramentas tecnológicas nos meios de produção gráfica há aproximadamente uma década, e a transferência de competências ocasionada, alterou-se a relação entre designer e indústria gráfica, acarretando uma dissociação comunicacional cuja base está não somente na compreensão dos usos e processos como na formação acadêmica do designer.

Palavras-chave:

tecnologia, ensino, produção gráfica

Abstract

Having as a start point the insertion oj the new technological tools in the graphic production area approximately a decade ago, as well as the competency transference thus created, we have changed therelationship between the designer and the graphic industry, bringing about a communication dissociation which is based not only on the anderstanding of the usages and process but also on the designer's academic jormation.

Keywords:

technology, teaching, graphic production

Referências bibliográficas

  • BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitech, 1981.

  • COUTO, Rita M. Pequena digressão sobre a natureza do Design. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil, v. IV, n. 2, dez. 1996, p. 11-20.

  • FARBIARZ, A. A dissociação comunicacional nos meios de produção gráfica. Palestra proferida na UFF, I Simpósio Internacional Fronteiras da Comunicação e da Informação, Niterói: jul. 1997.

  • FARBIARZ, A. Sobre universidade, mercado, designer e novas tecnologias. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro : Associação de Estudos em Design do Brasil, v. VI, n. 1, ago. 1998, p. 89-103.

  • FONSECA, Suzana Valladares. Velhas (e novas) discussões no Design Gráfico, Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil, v. III, n. 1, jul. 1995, p. 9-14.

  • FRASCARA, Jorge. User-centered graphic design - Mass comunications and social change. London: Taylor & Francis, 1997.

  • HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.

  • JACKOBSON, Roman. Linguistica e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

  • KONDER, Leandro. O Outro esse alienígena. In: Jornal O Globo. Rio de Janeiro: 25 ago. 1996.

  • MORAES, Anamaria de. As estratégias para a implementação da pesquisa em design considerando sua importância para a consolidação do ensino de Design. In: Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro : Associação de Estudos em Design do Brasil, Fórum de Dirigentes - número especial, mai. 1997, p. 51-73.

  • MORETO, Paulo. 23° ICOGRADA Design Seminar. In: Revista Abigraf São Paulo : Abigra:t: ano XXII, n. 169, mar./abr. 1997, p. 78.

  • PUBLISH. Parceiros na pré-impressão. São Paulo: IDG, ano 2, n. 3, nov./dez. 1992.

  • PUBLISH. Birôs x clientes, quem perde nessa briga. São Paulo : IDG, ano 5, n. 17, mar./abr. 1995.

  • PUBLISH. Não ponha a culpa no orçamento ou Faça da gráfica a sua companheira de trabalho. São Paulo : IDG, ano 5, n. 21, nov./dez. 1995.

  • PUBLISH. Birôs & clientes, esta parceria pode dar certo. São Paulo : IDG, ano 7, n. 29, mar./ abr. 1997.

  • REVISTA ABIGRAF. Brasil entra no circuito mundial do design. São Paulo : ABIGRAF, ano XXI, n. 163, mar./abr. 1996.

  • VOGHT, Carlos. Linguagem, Pragmática e Ideologia. São Paulo : Funcamp, 1976.