3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

Experimento com o Ensino de Design no Primeiro Grau

Experiment with Design Teaching in Elementary Schoo/

Resumo

Relato de uma experiência feita com o objetivo de introduzir noções de Design em uma turma de primeiro grau, tendo por diretriz o enfoque metodológico do Design em Parceria, utilizado como ferramenta na identificação de problemas e configuração de soluções.

Palavras-chave:

Design, Ensino de Design, Metodologia

Abstract

Report on an expetiment aiming at introducing notions o f Design to youngsters at the first grade of an elementary school, using the Patemership Design methodological approach to identify problems and develope solutions.

Keywords:

Design, Design Teach, Methodology

Referências bibliográficas

  • COUTO, Rita-Maria de Souza (1991) O Ensino da Disciplina de Projeto Básico Sob o Enfoque do Design Social. 1991. 72p. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC-Rio, 1991.
  • DENTON, H. The Role ofGroup!Team work in Design and Technology. In: IDA TER Proceedings, 1990.
  • RAIZEN, S. et a11ü. Technology Education in the Classroom. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1995.
  • TODD, R. Technology Education in the United States. In: IDA TER Proceedings, 1990.
  • WEBSTER, R. Design and Technology in France and England. In: IDA TER Proceedings, 1990. 0142