3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

Um esboço preliminar para um hipotético modelo pedagógico

A rough sketch for a hypothetical pedagogical model

Resumo

A educação em design como objeto de debate permanente. O presente trabalho organiza idéias que precedem a revisão curricular. Um processo pedagógico que objetiva a construção de um novo ser deve prevalece sobre a ótica formalista ainda praticada na maioria das escolas de design.

Palavras-chave:

Design, Educação, Pedagogia

Abstract

Design education as an issue on permanent debate. The article presents some ideas which may precede curricula revision. A pedagogical process which aims the construction of a new way of being must prevail upon the formalistic point of view still in practice in most o f design schools.

Keywords:

Design, Education, Pedagogy.

Referências bibliográficas

  • MALDONADO, Tomás. El diseño reconsiderado, Ediciones G. Gili, México, 1993.

  • BONSIEPE, Gui. El diseño de la Periferia, Ediciones G. Gili, México, 1985.

  • LUPTON, Ellen e MILLER, J.Abbott. The abc's of the bauhaus and design theory, Thames and Hudson, Londres, 1993.

  • MULLER-BROCKMANN, Josef Grid systems in graphic design, Arthur Niggli, Niederteufen, 1981.