3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

XI. Gestão do Design

A Especificação do Design e sua Importância para a Eficiência do Processo de Design dentro da Empresa

The Design Specification and its lmportance to the Efficiency of the Design Process Inside the Company

Resumo

Um grande número de projetos desenvolvidos pelas empresas são realizados por outras empresas prestadoras de serviços. Nesta situação encontram-se a maioria dos escritórios de design. Os escritórios de design, respondem a esta demanda de projetos das empresas, oferecendo de serviços de design. Este estudo tem como objetivo analisar a integração entre as empresas e os escritórios de design a partir do briefing, assim como verificar o impacto da etapa de especificação na eficiência do processo de design.

Palavras-chave:

Especificação de Design, Briefing, Administração do Design.

Abstract

A great number ofprojects undertaken by companies are conducted by other companiesfrom the service industry. This is the case of the majority of design firms. The design fzrms respond to this demand for projects by offering those companies design services. This article has the purpose of analyzing the integration between companies and design fzrms with the briefzng as a starting point, as well as verifying the impact of the specifzcation stage on the efficiency of the design process.

Keywords:

Design Specification, Brief, Design Management.

Referências bibliográficas

  • GORB P. e DUMAS A., "Silent Design", Design Studies, 1987, 8(3):.150-6.

  • MAGALHÃES, Claudio Freitas de, Design Estratégico; integração e ação do design industrial dentro das empresas. Rio de Janeiro, SENAI/DN, SENAI/CETIQT, CNPq, ffiiCT, PADCT, Tffi, 1997. 47p.

  • PUGH, S., Total design. UK, Addison-Wesley Publishing Company, 1991. SMITH P. e REINERTSEN.D., Desenvolvendo produtos na metade do tempo. São Paulo, Editora Futura, 1997. 358 p.

  • WALSH V, ROY B., BRUCE M., POTTER S., Winnig by design . UK, Blackwell Business, 1992. 174 p.

  • KIT PRÁTICA PROFISSIONAL, ADG Associação dos Designers Gráficos, 1998. 63 p.