3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

Semiótica para Cursos de Design

Semiotics for Faculties of Design

Resumo

Esta é uma proposta de conteúdo programático para se introduzir os estudos semióticos no currículo de graduação dos cursos de Design. Os módulos propostos aqui são tópicos da Semiótica Peirceana, que poderão acrescidos de tópicos da Semiótica Estruturalista para um curso teórico mais abrangente e completo sobre as linguagens não-verbais.

Palavras-chave:

Semiótica, Peirce, Curso

Abstract

This is a tentative content for introducing semiotic studies in the Faculties of Designas a theoretical discipline. The contents proposed are those of Peircean Semiotics, but topics of Structuralist Semiotics can be added for a more complete and spanning theoretical course about non-verbal languages.

Keywords:

Semiotics, Peirce, Course

Referências bibliográficas

  • SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo, Brasiliense, 1989.

  • NÕTH, Winfried. Panorama da Semótica.São Paulo, Annablume, 1995.

  • FERRARA, Lucrécia D' Aléssio. Leitura sem Palavras. São Paulo, Ática. 1993.

  • NETIO, J. Teixeira Coelho. Semiótica, Informação e Comunicação, São Paulo, Perspectiva, 1990.

  • PIGNATARI, Décio. Semiótica e Literatura, São Paulo, Perspectiva, ~987.