3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

VIII. Design Gráfico: Tipografia

A Retórica Tipográfica do Logocentrismo

Logocentrism and its typographic Rhetoric

Resumo

O presente trabalho tece algumas considerações básicas sobre o status da escrita face à fala, segundo a visão logocentrista da linguagem, adotada pela maior parte dos filósofos ocidentais, conforme já salientado por Derrida, ao mesmo tempo que aponta como aquela ideologia se manifesta concretamente na prática do design tipográfico, através do uso de certos expedientes retóricos visuais.

Palavras-chave:

Retórica tipográfica, Semiótica da Escrita, Prática do Design Gráfico

Abstract

The present worh deals wíth the supposedly superior status of the speech with respect to that o f writíng, according to the logocentric víew about language held by most Westem philosophers, as already emphasized by Derrida, at the same time that it points out how that ideology is concretely manifested in the practice of typographic design, through the use of speci.fic visual rhetorical strategies.

Keywords:

Typographic rhetoric, Semiotics ofwriting, Graphic design practice

Referências bibliográficas

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