3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

V. Design e Metodologia

Evolução das metodologias de projeto

Evolution of design methodologies

Resumo

Os métodos tradicionais de projeto do produto, baseados numa seqüência de etapas, derivados da metodologia científica, foram bastante difundidos nas décadas de 60 e 70. Recentemente, eles tem-se mostrado inadequados porque não levam em consideração a crescente exigência dos consumidores e a acirrada competição entre as empresas. Devido a isso, estão sendo substituídos por uma nova geração de metodologias.

Palavras-chave:

metodologias de projeto, necessidades do consumidor, empresas concorrentes

Abstract

The traditional design methodologies, based on a sequence ofsteps, were derivedfrom scientific • methodology and was largely used during years 60 's and 70 's. Some inabilities of such methods have been proven recently, because they don'tjit to increasing consumer needs and severe competition among companies. A new generation ofmethodologies are arising to replace the o/d ones.

Keywords:

design methodologies, consumer needs, competing companies

Referências bibliográficas

  • ASIMOW, Morris, Introd.uction to Design. New York: Prentice-Hall, 1962.

  • BAXTER Mike, Projeto de Produto. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1998.

  • BOMFIM, Gustavo A, Metodologia para Desenvolvimento de Projetos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPb, 1995.

  • CAPRA, Fritjof, O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1995.

  • CHENG, Lin Chih et ai. QFD -Planejamento de Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995.

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - IDEC. Esse Velho Companheiro Merece mais Cuidados (testes com liquidificadores). Consumidor SA., nº 23, set. 1997, p.10-13.

  • JONES, Christopher, Design Methods Compared, Design nº 212, ago. 1996, pp. 32-35 e Design nº 213, set. 1996, pp. 46-52.

  • LIEBFRIED, Kathleen e McNAJR, C.J., Benchmarking: uma Ferramenta para Melhoria Contínua. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.

  • MUNARI, Bruno, Das Coisas Nascem Coisas, Lisboa: Edições 70, 1993.

  • ULRICH, Karl e EPPINGER, Steven, Product Design and Development. New York: McGraw-Hill, 1995.